Joe Satriani é conhecido por suas habilidades virtuosas na guitarra, então qualquer elogio que ele faça a outro guitarrista é muito valioso. Em uma entrevista recente, Satriani elogiou Kurt Cobain, chamando o saudoso líder do Nirvana de “ótimo guitarrista”.
“Fiquei muito feliz com aqueles discos do Nirvana”, disse Satriani à Classic Rock. “Ele era um ótimo guitarrista. Você assiste aos clipes do Nirvana e percebe que esse cara está tocando tudo o que deveria tocar. Ele não está olhando para o que está tocando, então, obviamente, ele realmente conhece o instrumento”.
E acrescentou: “E ele está tocando com um dos maiores bateristas de todos os tempos [Dave Grohl], então isso não teria funcionado se ele não fosse um bom guitarrista”.
Satriani também foi questionado se o declínio do solo de guitarra durante a explosão do grunge afetou sua abordagem para tocar o instrumento na época. “Eu não prestei atenção nisso, eu acho”, ele respondeu. “[Meu álbum de 1992] The Extremist saiu como minha carta de amor à era do rock clássico, então era um disco de retorno de qualquer maneira, mas quando saí do estúdio percebi, ‘Oh, é tudo Nirvana e Soundgarden'”.
Confira abaixo o vídeo de Satriani e Steve Vai tocando Smells Like Teen Spirit, clássico do Nirvana, durante um show do G3 em 2016: