O baixista do Pearl Jam, Jeff Ament, revelou em entrevista recente que ainda há muito trabalho pela frente antes de lançar o novo álbum da banda, dizendo que “ainda não parece um disco”.
“A parte mais difícil de [terminar] um álbum muitas vezes é descobrir quais músicas vão entrar no álbum e se precisamos gravar outra música e qual é a capa e qual é o título e todas essas coisas”, disse Jeff (via NME), revelando que a banda está tirando férias de verão (hemisfério norte).
E continuou: “Acho que todo mundo espera que tenhamos um disco lançado no ano que vem. Se lançarmos um disco no próximo ano, isso significa que provavelmente faremos mais alguns shows, e acho que há alguns lugares em que não tocamos há um bom tempo, então acho que temos coisas anotadas”.
Sobre o legado da banda e o que isso ajuda ao fazer novas músicas, Ament acrescentou: “Conquistamos o direito de meio que [fazer o que quisermos], e isso é difícil porque somos cinco”.
“Às vezes a gente acaba indo em direções opostas. Mas, [trata-se] de abraçar tudo isso, abraçar as ideias, esperanças, sonhos, desejos e estilos de todos… Acho que é isso que esperamos, musicalmente. Acho que queremos acessar todas as melhores partes um do outro”, ele disse.
Em março, o guitarrista Stone Gossard confirmou em uma entrevista que a banda havia começado a trabalhar no sucessor de Gigaton, lançado em 2020, e que o álbum seria produzido por Andrew Watt.