Em nova e extensa entrevista à revista britânica Metal Hammer, o ex-baixista do Metallica, Jason Newsted, relembrou os maiores momentos junto com o grupo; as mudanças drásticas de visual e som que a banda adotou em meados dos anos 1990, na época do álbum Load; a sua reação ao ouvir a mixagem final do disco …And Justice For All, entre muitos outros assuntos.
Em relação à audição da mixagem final de …And Justice For All, Jason comentou o seguinte: “Eu fiquei muito puto, queria brigar. Mas eu estava fora de mim, porque eu pensei que tinha feito um bom trabalho, imaginei que tinha feito o trabalho da forma que deveria ter sido feito”.
Em outro momento da entrevista, Newsted relembrou que conseguiu compreender tal situação, já que o Metallica é essencialmente a reprodução artística de seus fundadores: James Hetfield (vocal e guitarra) e Lars Ulrich (bateria).
“Lars e James foi a dupla que começou a banda. Eles sempre gravaram dessa forma [sem as linhas baixo], desde No Life ’Til Leather [demo gravada em 1982], ou seja, era apenas guitarra e bateria. No cassete original de No Life ’Til Leather, por exemplo, estava escrito à mão pelo Lars: ‘em som stereo, diminua o grave’.
Eles mixaram do jeito que era para ser mixado, tem baixo e tal. Mas Lars, por algum motivo, não queria desse jeito para não atrapalhar as suas linhas de bateria, então, ele mandou para gravadora a demo sem o baixo.
Então, como disse, foi assim a vida toda, e por que fariam diferente em …And Justice For All? Sempre foi os dois tocando juntos, ou seja, não tem como discutir em relação a isso”.
A entrevista completa (em inglês) pode ser conferir no player abaixo: