Todo mundo já sabe que …And Justice for All é um dos grandes trabalhos do Metallica, mesmo carecendo de linhas de baixo. Na época em que foi feito, a banda ainda lidava com o luto de ter perdido Cliff Burton em um acidente de ônibus.
De certa forma, a frustração com a morte do amigo foi parar na conta de seu substituto, Jason Newsted, que sofreu o pão que o diabo amassou na mão de James Hetfield (vocal e guitarra), Lars Ulrich (bateria) e Kirk Hammett (guitarra).
O produtor de …And Justice for All, Flemming Rasmussen, tem uma teoria interessante sobre o espinhoso assunto.
Durante conversa com o comunicador Daniel Sarkissian, o dinamarquês falou: “Eu acho, e isso é puramente uma especulação, que eles fizeram isso para obter algum tipo de reação de Jason, porque o que eles mais odiavam em Jason era o fato dele ser um fã da banda”.
Flemming completou: “Jason nunca discordou em nada e nem declarou sua própria opinião. Acho que eles estavam esperando que ele declarasse seu lugar na banda. Acho que eles provavelmente fizeram isso para obter uma reação, e quando ela não veio, foi assim que o álbum ficou”.