O líder e baixista do Iron Maiden, Steve Harris, sempre fora um entusiasta do rock progressivo como Jethro Tull e Genesis, e de nomes do classic rock como UFO, Thin Lizzy, Wishbone Ash e Deep Purple.
No entanto, o que poucos fãs do Maiden poderiam imaginar é que Steve é um grande admirador da banda finlandesa de symphonic/gothic metal, Nightwish.
Em entrevista à revista britânica Metal Hammer, ele não poupou elogios à banda e ao álbum Dark Passion Play, lançado em 2007.
“Quando ouvi Dark Passion Play, não pude acreditar. Eu pensei: ‘Que álbum foda’. Tem tudo. Foi polêmico por causa da nova vocalista [Anette Olzon], mas ela era brilhante. Sem desrespeito a Tarja, mas a voz de Anette combinava mais com eles. Tem coisas pesadas, clássicas, e até um pouco de Disney – tem todo o tipo de coisa. Acho que é um dos álbuns com a melhor qualidade de som que já ouvi na minha vida”, disse Steve Harris.
E acrescentou: “Então eu ouvi o próximo [álbum], Imaginaerum [2011]. Storytime é uma música fantástica. O resto do álbum demorou um pouco para eu absorver. Dark Passion Play era tão bom que achei que não havia como eles criarem um álbum parecido, mas quanto mais eu ouvia Imaginaerum, mais eu o amava.”