O vocalista Blaze Bayley participou no último domingo, 18, do programa de rádio My Planet Rocks, da rádio britânica Planet Rock. No bate-papo, Blaze disse não saber porque o Iron Maiden o escolheu para substituir Bruce Dickinson, em 1994 – (transcrição via Blabbermouth).
“(Minha banda anterior, Wolfsbane) estava indo bem devagar. Eu recebi a oferta de ir para uma audição para o Iron Maiden, mas eu não sei o porquê eles me ofereceram o emprego”, comentou Blaze.
“Eu sou muito diferente do Bruce, muito diferente mesmo, minha apresentação, voz, tudo. Eu acho que eles queriam uma mudança, com isso, me ofereceram o trabalho”, explicou.
“Então, eu deixei o Wolfsbane e fui para o melhor trabalho do mundo para um vocalista de heavy metal. Foi fantástico, um período incrível. Eu não sei porque me escolheram, mas escolheram”, pontuou Bayley.
“Além disso, as coisas que aprendi naquela época, e já sendo fã do Maiden, permaneceu comigo. E a confiança que eu tenho como compositor, ficou inabalável”, concluiu o vocalista.
Vale lembrar que a parceria entre Blaze e o Iron Maiden foi entre os anos de 1994 e 1999, rendendo dois álbuns de estúdio: The X Factor (1995) e Virtual XI (1998) – além da coletânea Best of the Beast, lançada em 1996.
Já no começo de 1999, Blaze deixou o Maiden, seguindo em carreira solo, tendo na discografia álbuns seminais como Silicon Messiah (2000) e Tenth Dimension (2002).