Por muitos anos, Bruce Dickinson equilibrou sua vida de rockstar e piloto civil; sendo assim, o que não falta são histórias pitorescas em suas duas atividades profissionais. Um dos episódios mais curiosos de Dickinson na aviação fora quando transmitiu de forma acidental o álbum Dance of Death – décimo terceiro registro de estúdio do Iron Maiden – na onda de rádio da companhia aérea.
O cantor contou o caso em uma palestra realizada em Austin, Texas, Estados Unidos, no dia 24 de fevereiro de 2022.
“Uma vez o avião voltou vazio de algum lugar no Egito ou de algum lugar”, lembrou ele. “Então a porta da cabine estava aberta, a tripulação de cabine estava toda na parte de trás e todos relaxados ou dormindo ou fazendo o que quer que seja, e estávamos sobrevoando a Itália, em cruzeiro, piloto automático ligado, mente em neutro, você sabe”.
“Meu primeiro oficial era um grande fã de rock, um grande fã de AC/DC e Airborne. Então ele – onde quer que estivéssemos – trouxe seu aparelho de som e disse: ‘Chefe, você se importa – estamos em cruzeiro – se eu ouvir música?’ Eu disse ‘é claro que não é um procedimento estritamente da empresa. Foda-se, sim'”.
Dickinson continuou: “Então curtimos AC/DC, um pouco de Airborne, e eu disse ‘quer saber? Acontece que tenho comigo a cópia mixada do novo álbum do Iron Maiden, que ninguém no mundo ouviu além da banda e do empresário. Você quer ouvir?’ Ele disse ‘sim, sim, legal!'”.
“Então eu peguei o microfone de mão… e coloquei-o [contra o alto-falante], e coloquei em alguma faixa do álbum, provavelmente ‘Rainmaker’ ou algo assim, tocando por toda a cabine e todos estavam [tendo um bom momento]”, ele acrescentou.
“Passaram cerca de quatro minutos e eu pensei ‘não falei muito no rádio recentemente’”, refletiu o vocalista. “Então eu abaixei o microfone e [pensei] ‘ah, merda’, e então finalmente cheguei a Roma, você sabe, e tudo que pude ouvir foi esse cara dizendo ‘quem está transmitindo? Quem está transmitindo a música? Qual companhia aérea você é? Quem é você? Confesse!’”.
Mas Bruce Dickinson se salvou do desastre quando percebeu: “E o melhor é que ele não tinha a menor ideia de quem era porque o álbum ainda não tinha sido lançado”.
Confira a palestra abaixo: