O trabalho de estúdio mais novo do Iron Maiden é Senjutsu, que fora lançado no mês passado via BMG. O disco está disponível em vários formatos como 2CD Digipak, Deluxe 2CD Book, 3LP de 180g, Super Deluxe Boxset, com CD, Blu-Ray e memorabilia exclusiva e digital.
O novo trabalho do grupo, que conta com 82 minutos de música, sendo assim, um trabalho duplo como o já citado The Book Of Souls, contou com a produção de Kevin Shirley, já a capa foi concebida por Mark Wilkinson (Judas Priest, Marillion).
Em nova entrevista à revista britânica Total Guitar, os guitarristas Adrian Smith e Janick Gers falaram em detalhes sobre as músicas do Senjutsu e os pormenores do processo de composição e gravação do disco.
Confira a seguir alguns trechos do bate-papo com os músicos:
Sobre a faixa Senjutsu:
Adrian: “A faixa-título foi inspirada nas percussões japonesas. Coloquei minha ‘demo’ pra rolar no Pro Tools [programa de edição de áudio], e o Nicko (McBrain, bateria) de imediato começou a tocar junto. As linhas de guitarra e bateria foram registradas primeiro, depois adicionamos algumas melodias com uma pegada mais oriental. Lembro que Steve (Harris, baixo) sugeriu um quê de batalha na música, algo bem dramático”.
Sobre a música Death Of The Celts:
Adrian: “É engraçado, porque é o Steve que tem essas ideias e depois olha para mim, Dave [Murray, guitarra] ou Janick. Essas ideias são bem complicadas de colocar em prática, além disso, demandam muita concentração para serem tocadas. É bem desafiador!
Janick: “Fizemos esse álbum de forma diferente, já que, normalmente, vamos para o estúdio ensaiar, onde sai umas sete ou oito músicas, com a banda tocando junta, depois que gravamos o material. Dessa vez, pulamos a fase dos ensaios, fomos direto para gravação, o que foi um pouco confuso, especialmente nas canções longas.
Tinha um bocado de melodias e riffs indo e vindo no estúdio. A música Death Of The Celts, por exemplo, foi feita em partes. Ela é bem complexa, tem muitas variações de tempo e harmonia. A parte melódica também foi difícil de memorizar, já que é bem complexa. O disco em si foi difícil de ser feito”.
O bate-papo completo (em inglês) poder ser conferido aqui.
Track listing de Senjutsu:
1. Senjutsu (Smith/Harris) 8:20
2. Stratego (Gers/Harris) 4:59
3. The Writing On The Wall (Smith/Dickinson) 6:13
4. Lost In A Lost World (Harris) 9:31
5. Days Of Future Past (Smith/Dickinson) 4:03
6. The Time Machine (Gers/Harris) 7:09
7. Darkest Hour (Smith/Dickinson) 7:20
8. Death Of The Celts (Harris) 10:20
9. The Parchment (Harris) 12:39
10. Hell On Earth (Harris) 11:19