O baterista Simon Wright (Dio, AC/DC, UFO, entre outros) conversou com o site Classic Rock History e citou os dez álbuns que mudaram a sua vida. Um dos discos mencionados por Simon fora o Holy Diver, primeiro trabalho de estúdio da banda Dio, lançado em 1983.
De acordo com Wright, Holy Diver é como Black Sabbath com esteroides.
O músico falou: “Eu testemunhei o que Ronnie James Dio conseguiu alcançar com o Rainbow e o Black Sabbath, então, a maioria das pessoas que eu conhecia mal podia esperar para ouvir este disco, que não decepcionou.
O álbum tem ótimas músicas; Ronnie estava realmente nervoso e brilhante! Para mim, Holy Diver é como Black Sabbath com esteroides”.
Como dito anteriormente, Holy Diver saiu em 1983 via Warner Bros. – o trabalho veio amparado por uma nítida sensação de querer provar o potencial produtivo de Dio. E isso é facilmente percebido nos pouco mais de quarenta minutos de música.
Amparado por sons como Stand Up and Shout, Gypsy, Don’t Talk to Strangers, Rainbow in the Dark e a faixa-título, o disco passou da marca de dois milhões de cópias vendidas ao redor do globo, além disso, entrou nas paradas de sucesso como Billboard.