Em entrevista ao Jimmy Kay do The Metal Voice, o vocalista Michael Kiske (Helloween, Unisonic, Supared) comentou sobre a atual turnê de reunião com o Helloween; novo álbum de estúdio com o grupo alemão; rumor de ter integrado o Iron Maiden após a saída do vocalista Bruce Dickinson em meados dos anos 90 e sobre o uso de playback na Pumpkins United World Tour.
Sobre o uso de playback
“Não foi tudo playback. Eu fiquei meio que feliz por ter feito uma vez, porque eu nunca tinha feito nada deste jeito, e com certeza nunca mais o farei. Eu não posso, não funciona. A situação foi que eu estava com uma infecção na minha garganta antes do primeiro show [da Pumpkins United World Tour]. Eu queria remarcar a apresentação, mas o empresário disse que nós não podíamos começar a turnê já cancelando show.
Então, eles conversaram comigo, a banda toda tomou a decisão. O empresário veio até mim e disse que tinha gravações de seis semanas atrás quando fizemos ensaio. Eles disseram para eu ir lá e cantar, e se o técnico de som notasse que eu estivesse perdendo a voz, ele soltaria o playback.
Eu não queria fazer, mas eu disse que ia tentar. Eu sou acostumado a cantar ao vivo, então, eu fiz besteira. Eu dava o microfone para o público cantar quando o cara do som soltava minha voz no playback. Eu fiz porque eles conversaram comigo, mas foi pouco, algo aqui e ali. Eu não vou fazer isso de novo quando eu tiver sem voz. Ou vou cancelar o show, ou fazê-lo do jeito que eu puder”.
Confira a entrevista completa (em inglês) com Michael Kiske no player a seguir: