Não importa o meio: música, cinema e teatro, por exemplo, ter boas sequências de trabalho é algo deveras complicado de acontecer. Afinal, os lançamentos devem ter tanto ou mais sucesso que o trabalho anterior e ou título lançado primeiro (via Loudwire).
No heavy metal, algumas sequências falharam miseravelmente como Bat Out of Hell III: The Monster is Loose (2006), do Meat Loaf; Operation: Mindcrime II (2006), do Queensrÿche; e Hellbilly Deluxe 2 (2010), do Rob Zombie. Todavia, há alguns álbuns que se saíram super bem, e alguns destes felizardos podem ser conferidos nas linhas abaixo.
Devin Townsend Project – Ziltoid: Dark Matters (2014)
Ziltoid the Omniscient é um álbum conceitual que fala sobre um alienígena que está na Terra para tomar café. Sete anos depois do lançamento do disco, Dark Matters (também conhecido como Z²) leva Ziltoid a uma viagem ainda mais maluca e grandiosa.
Canções como as divertidas e dramáticas como War Princess e Earth cativam o ouvinte, assim como a parede sonora imposta por From Sleep Awake e singeleza do coral em Dimension Z.
Helloween – Keeper of the Seven Keys, Part II (1988)
Keeper 2 reclama, com toda razão, o título de melhor álbum de power metal! Desde o prelúdio Invitation, passando pela locomotiva musical que é Eagle Fly Free e chegando à épica e teatral Keeper of the Seven Keys, o álbum é um oásis em forma de melodia, riffs e solos. Fez Keeper 1 parecer apenas uma mera entrada para o prato principal.
Alice Cooper – Goes to Hell (1976)
Alice Cooper sempre teria problemas para superar sua estreia solo com o incrível Welcome to My Nightmare, de 1975. Entretanto, Goes to Hell é uma continuação merecedora de todo tipo de bajulação, pois é criativa, divertida e com boas doses deboche. Ouça a faixa-título, Didn’t We Meet, Wake Me Gently e Going Home.
Dream Theater, Metropolis Pt. II – Scenes from a Memory (1999)
Superar o sucesso de Metropolis—Part I era uma tarefa com todos trejeitos de ser fadada à ruína, porém, Metropolis Pt. II chegou com pompa e impôs seu espaço com temas intricados e trama complexa cercada de contos de amor malfadados, reencarnação, traição e assassinato. Faixas como The Spirit Carries On e Through Her Eyes dão o tom superlativo do trabalho.