A década de 1990 foi, sem dúvida, a mais desafiadora para o Iron Maiden! Depois da tímida repercussão de No Prayer for the Dying (1990), o grupo emplacou uma considerável recuperação no disco seguinte, Fear of the Dark (1992), mas os ventos aparentemente favoráveis mudaram de rota quando o cantor Bruce Dickinson avisou ao RH que abandonaria o navio ao final da turnê.
No dia 28 de agosto de 1993, ou seja, há trinta anos, Dickinson fez seu último show com a Donzela de Ferro antes da reunião, em 1999. A apresentação foi transmitida ao vivo como um evento via pay-per-view no Reino Unido e Estados Unidos. Posteriormente, a material foi lançado em VHS e CD sob o título de Raising Hell.
O tal derradeiro show de Bruce com o Maiden ainda contou com a presença do mágico Simon Drake, que chegou “matar” o vocalista numa donzela de ferro e “amputar” as mãos de Dave Murray (guitarra) com uma serra.
O espetáculo contou com sons como Be Quick or Be Dead, The Trooper, The Clairvoyant, Hallowed Be Thy Name, Wrathchild, Transylvania, From Here to Eternity, Fear of the Dark, The Number of the Beast, Bring Your Daughter… to the Slaughter, Run to the Hills e Iron Maiden.