Guns N’ Roses: 16 fatos sobre o álbum Appetite for Destruction que você provavelmente não sabe

Em meados dos anos 80, as pessoas estavam ficando entediadas com o rock n’ roll. Hair metal e glam rock foram divertidos por alguns anos, mas o lado comercial estava começando a ofuscar a natureza rebelde que a música carregava. Colocar seu vídeo na MTV e ter uma aparência extravagante tornou-se mais importante do que escrever uma boa música.

Até que em 1985 o Guns N’ Roses nasceu! Pagando para tocar em locais com o dinheiro de suas namoradas, dividindo um loft e tirando vantagem de executivos de gravadoras, Axl Rose, Slash, Duff McKagan, Izzy Stradlin e Steven Adler ficaram conhecidos como a banda mais barulhenta da Sunset Strip, e a mais perigosa também.

A banda finalmente começou a tocar em locais famosos como o Roxy e o Troubadour, os quais os representantes da gravadora Geffen Records fizeram contato e deram ao grupo um contrato com a liberdade artística que eles buscavam em 1986.

Lançado no dia 21 de julho de 1987, seu primeiro álbum, Appetite for Destruction, mudou a cena assim que chegou no mercado. O rock n’ roll cru e corajoso baseado no blues combinado com uma atitude de rua e mensagens para a juventude da década o tornaram único.

Com isso, a Loudwire listou 16 fatos que você provavelmente não sabe sobre o lendário álbum e suas músicas.

1. Tem duas capas diferentes.

O título do álbum e a capa original foram baseados na pintura Appetite for Destruction de Robert Williams, que apresentava criaturas parecidas com alienígenas e uma mulher com a camisa rasgada.

Temendo a reação do público, a gravadora forçou as lojas de discos a retirar o álbum das prateleiras e mudou a arte da capa para um fundo preto com uma cruz e os crânios dos membros da banda, desenhado por Billy White Jr.

2. Não foi muito bem no começo.

Claro, Appetite é praticamente um item básico na coleção de rock de qualquer fã de música, mas nem sempre foi tão popular. O disco estreou na posição 182 da Billboard 200, vendendo apenas 200.000 cópias vários meses após seu lançamento. Não alcançou o topo das paradas até mais de um ano depois, onde permaneceu por quatro semanas.

3. Algumas músicas do Use Your Illusion foram escritas para ele.

Muitas pessoas assumem que o Guns N’ Roses teve divergências sobre sua “mudança de direção” que levou aos álbuns Use Your Illusion, mas isso é falso. November Rain e Don’t Cry, duas das maiores baladas da banda, assim como Back Off Bitch e You Could Be Mine foram todas escritas antes de Appetite.

Na verdade, Rose começou a escrever os acordes de piano para November Rain anos antes de entrar no GN’R, e eles tocaram Don’t Cry durante seus primeiros shows na Strip antes de assinarem com uma gravadora. As canções foram deixadas de fora do álbum porque sentiram que Sweet Child O’ Mine e Think About You eram canções de amor suficientes para sua estreia.

4. O clipe de Welcome to the Jungle foi o que fez o mundo notar a banda.

Embora Los Angeles soubesse muito bem quem era o Guns N’ Roses, grande parte do mundo exterior não sabia. As estações de rádio mal os tocava. A MTV não quis exibir o clipe completo de Welcome to the Jungle até que o próprio David Geffen pediu e o canal deu uma chance, disponibilizando apenas um horário para exibi-lo.

Embora essa tática parecesse fadada ao fracasso, aparentemente aqueles que assistiram, ligaram e pediram que o clipe fosse reproduzido mais vezes. Como isso, as rádios começaram a tocar mais vezes também. E assim, Appetite estava a caminho da popularidade em massa.

5. Sweet Child O’ Mine foi seu único single nº 1.

Enquanto todos estavam preocupados com Jungle, foi com Sweet Child O’ Mine que a banda realmente conquistou muitos seguidores. As estações de rádio, que antes cortavam a parte do solo de Slash para torná-la mais curta, começaram a tocar na íntegra enquanto o álbum subia rapidamente nas paradas. Os fãs de canções de amor perceberam que essa nova banda também tinha um lado suave. Até hoje, é o único single nº 1.

6. …e Slash odiou.

De acordo com Slash, o riff de abertura de Sweet Child foi apenas algo que ele inventou enquanto tocava. “Escrever e ensaiar para torná-la uma música completa foi como arrancar dentes”, disse o guitarrista em entrevista a Q anos atrás. Ele também não gostou do fato de a música ter se tornado uma balada, já que o Guns era mais sobre ter um comportamento de bad boy.

7. O primeiro show da banda inspirou a letra de Paradise City.

Slash e Adler foram os últimos a se juntar ao GN’R em 1985, depois que seu guitarrista original, Tracii Guns, e o baterista Rob Gardner saíram poucos dias antes de seu primeiro show em Seattle. No caminho de Los Angeles, o veículo quebrou e o grupo teve que pegar carona, deixando a maior parte do equipamento para trás.

Eles receberam apenas uma fração do que haviam prometido no único show que fizeram, que foi em amplificadores emprestados, e tiveram que desistir de suas apresentações restantes do PNW e pegar carona de volta para LA. O grupo então chamou essa viagem de “Hell Tour” e escreveu a letra de Paradise City enquanto desejavam voltar para casa.

Embora esta música tenha se tornado um dos maiores sucessos do grupo, Slash preferiu sua própria versão do refrão, “Take me down / To the paradise city / Where the girls are fat / And they’ve got big ti–ies”.

8. O custo foi alto.

O orçamento total para fazer o álbum é estimado em cerca de 370 mil dólares.

9. Rocket Queen é basicamente pornografia em áudio.

Já ouviu o solo na metade da música? Esses são os sons de Adriana Smith, que estava namorando Adler até que ela o viu com outra garota. Na esperança de se vingar do baterista, ela se envolveu com Rose.

Mais tarde, quando a banda estava terminando a mixagem de Appetite em Nova York, Rose e Smith se pegaram de novo – mas desta vez no estúdio. “Mandamos todo mundo para fora do estúdio. Mal iluminado, havia almofadas na cabine, então ninguém podia realmente ver. Havia dois caras em uma cabine e nós estávamos em outra e acho que eles conseguiram algumas horas de gravação de nós fazendo sexo”, disse Adriana ao Sunday Mirror alguns anos atrás.

10. Paul Stanley, do KISS, queria para produzi-lo.

Adler venerava o KISS, então quando o GN’R estava procurando produtores em potencial para Appetite, Paul Stanley era um candidato. Aparentemente, o resto da banda não estava interessado em trabalhar com a estrela do KISS, mas eles decidiram ouvir o que ele tinha a dizer, pelo bem de Adler.

Quando Stanley entrou e começou a fornecer informações, o que envolvia fazer as coisas de maneira diferente do que a banda queria, eles optaram por continuar sua busca até encontrar o cara perfeito – Mike Clink.

11. Nightrain é sobre vinho.

Os caras eram muito pobres antes de começar a ganhar dinheiro com as vendas dos discos, mas ainda assim conseguiam encontrar uma maneira de alimentar seus vícios – o vinho Night Train Express. Cada garrafa custava apenas alguns dólares e tinha uma alta concentração de álcool. “Por US$ 1,29 a garrafa, Night Train instantaneamente se tornou um item básico da banda”, disse Duff em sua autobiografia It’s So Easy and Other Lies.

12. Eles estão atrás de Bill Bailey.

Out Ta Get Me é inspirada no passado conturbado de Rose com as autoridades. O cantor foi preso várias vezes quando era menor de idade e ficou conhecido como um dos jovens mais delinquentes de Lafayette, Indiana. Assim que completou 18 anos, ele sabia que tinha que sair da cidade ou acabaria na prisão.

13. Lado G e Lado R.

Normalmente, você tem um lado A de um disco e um lado B. Em vez disso, os lados do Appetite foram rotulados com G e R – Guns e Roses. Talvez não seja coincidência – a primeira metade do disco traz as canções mais enérgicas, enquanto a outra metade se concentra um pouco mais no amor.

14. Anything Goes foi originalmente escrita para Hollywood Rose.

Axl Rose escreveu Anything Goes para uma de suas bandas anteriores com Izzy Stradlin e Chris Weber, Hollywood Rose. As letras são um pouco diferentes e a versão original é muito mais lenta, mas faz parte do álbum de demos do Hollywood Rose, The Roots of Guns N’ Roses, lançado em 2004.

15. É tão fácil… dar um soco na cara de David Bowie.

David Bowie, que namorou a mãe de Slash, apareceu bêbado para a gravação do vídeo de It’s So Easy e aparentemente flertou com Erin Everly, primeira esposa de Rose (e a inspiração por trás de Sweet Child), que fazia uma participação no vídeo. Rose não gostou muito e, de cabeça quente, deu um soco na cara do Ziggy Stardust. Eles se reconciliaram depois, mas pensar que Bowie já esteve na lista de Rose é cômico.

16. É o álbum de estreia mais vendido de todos os tempos.

Pesquise no Google, é verdade. O álbum vendeu 18 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos e 30 milhões em todo o mundo. Nenhum outro artista na história da música vendeu tantas cópias de seu primeiro álbum, então parabéns ao Guns N’ Roses!

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)