Groove da Besta: Nicko McBrain chegou com pé na porta e destruindo tudo no Iron Maiden

O Iron Maiden é, sem dúvida, um case de bastante sucesso. Depois que estabilizou a formação e soltou o primeiro álbum de estúdio, que é o homônimo ao grupo, o quinteto britânico levou pouquíssimo tempo para sair da posição de ‘open act’ para o desejado posto de atração principal da noite. O Maiden era uma locomotiva imparável que não estava disposta a diminuir seu ritmo para efemeridades e vulnerabilidades de seus membros.

Com isso, alguns integrantes foram sumariamente sacados da composição para que o trem seguisse de maneira ininterrupta ao topo da escala hierárquica do heavy metal. Um dos nomes que ficaram pelo caminho fora o baterista Clive Burr, que aderiu aos nocivos caprichos de rockstars, isto é, atolou o pé no goró e drogas, além disso, quis medir força com o chefe do trem, Steve Harris. Tola atitude!

Para o lugar de Burr, o Big Boss trouxe o ex-Trust, Nicko McBrain, que precisou se acomodar ao novo trabalho num curto espaço de tempo, pois o Iron tinha o mundo a conquistar. A entrada de Nicko foi um dos movimentos mais inteligente da banda, pois deu, sem querer desmerecer o trabalho incrível de Clive, uma injeção de vigor e ânimo.

E mais, McBrain presenteou a banda com um ativo que não está à venda no mercado, que é o seu carisma, leveza e simpatia. Era uma lacuna que o grupo precisava fechar. E não é que Steve Harris, Dave Murray, Adrian Smith e Bruce Dickinson fossem carrancudos e sisudos. Nada disso! Os músicos são pessoas afáveis; o ponto é que Nicko se sobressai e garante uma desequilibrada no jogo a favor do Maiden.

Tecnicamente, McBrain é um metrônomo em forma humana; é um instrumentista preciso e minucioso em seu playing, além de tudo é rápido e consistente. O músico tem a capacidade de condensar figuras rítmicas complexas e compassos compostos e intrincados ao estilo musical da banda, além disso, transfere ao DNA musical do Maiden um bem-vindo flerte com jazz, funk e, até mesmo, com a saborosa música latina.

Nicko McBrain é mais do que prata da casa, pois já passa dos incríveis 40 anos de ótimos trabalhos prestados ao Iron Maiden. Dito isso, vamos relembrar alguns momentos impecáveis de um dos caras mais legais do heavy metal.

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)