O guitarrista e baixista do Genesis, Mike Rutherford, atualizou o estado de saúde de Phil Collins em uma entrevista no BBC Breakfast para promover sua próxima turnê com Mike + The Mechanics, na qual o filho de Collins, Nic, tocará bateria.
Rutherford disse (via NME): “Como você sabe, Phil está um pouco… Ele está ainda mais imóvel ultimamente, o que é uma pena, mas na turnê ele estava de bom humor”.
E continuou: “Ele está bem agora em casa, curtindo a vida. Ele trabalhou muito ao longo dos anos. Acho que ele está aproveitando o tempo em casa.”
Ao responder sobre quem é o baterista mais forte, Phil Collins ou seu filho, Rutherford disse: “Eu sempre apoio os pais porque sou desta geração. Phil é o baterista mais incrível, mas Nic também é fantástico. Como o pai, mas um pouco diferente”.
Nic também tocou bateria no Genesis em sua turnê de despedida, com Rutherford acrescentando que “foi muito bom ter os dois lado a lado”.
Phil Collins tem problemas de saúde desde que sofreu uma lesão na coluna em 2007, que danificou as vértebras na parte superior do pescoço. A lesão afetou sua capacidade de atuação e, no último show do Genesis em março de 2022, ele se apresentou em uma cadeira de rodas.