O baixista do Black Sabbath, Geezer Butler, revelou em uma entrevista recente o que deu errado no primeiro show da banda nos Estados Unidos.
Com seu segundo álbum lançado, o Black Sabbath estava determinado a conquistar o mercado do outro lado do oceano. Era 1970, uma época em que a troca de informações estava a anos-luz de distância em comparação com o que temos hoje.
Em 30 de outubro, eles chegaram ao Glassboro State College em Glassboro, Nova Jersey, hoje conhecido como Rowan University. Abrindo para James Gang, Three Dog Night, Jethro Tull e Alice Cooper, os jovens do Sabbath estavam usando o equipamento que trouxeram da Inglaterra e foi aí que as coisas deram errado.
“Subimos no palco – não percebemos que a voltagem americana era diferente da voltagem inglesa”, disse Butler à rádio Q104.3. “Conectamos nosso equipamento e tudo explodiu [risos]. E nós pensamos: ‘O que aconteceu? O que aconteceu?'”
“E tínhamos um road manager da Inglaterra conosco que não conseguia entender o que estava acontecendo”, ele acrescentou.
Felizmente, o grupo contou com a ajuda de alguns norte-americanos para resolver o problema. “E então, um dos roadies da outra banda que estava tocando chegou”, disse o baixista. “‘Você não mudou a voltagem. Você está tocando em 240 volts, e deveria ser 110. A eletricidade é diferente aqui’. Então tivemos que pegar emprestado o equipamento deles para terminar o primeiro show”.
Confira a entrevista completa abaixo: