A fotógrafa Katarina Benzova está processando o Guns N’ Roses por violação de direitos autorais e assédio sexual, que afirma ter sofrido do empresário da banda, Fernando Lebeis.
De acordo com a ação, Benzova trabalhou com o Guns N’ Roses como contratada independente de 2010 a 2022, em um total de 364 shows.
Guns N’ Roses, Gundam LLC, Team Brazil e Lebeis estão listados como réus no caso. Lebeis é filho de Elizabeth Beta Lebeis, que atua como empresária de Axl Rose. Os outros dois integrantes do Team Brazil são Vanessa Santos (filha de Elizabeth Beta Lebeis), que também empresaria Rose; e Alex Santos, contador que trabalha na Gundam LLC.
O processo alega que a banda e seu time cometeram violação de direitos autorais nas fotografias de Benzova “através da reprodução, exibição pública, distribuição, criação de trabalhos derivados e retenção das fotografias de Benzova para licenças e venda a publicações de terceiros”, e alterou várias fotografias para disfarçar infrações e alegar falsa propriedade delas.
Além disso, o processo alega que Lebeis, empresário do Guns N’ Roses e membro do Team Brazil, fez repetidas investidas sexuais indesejáveis em relação a Benzova desde 2016, quando se tornou empresário da banda, e não parou até 2022. O processo afirma que, quando Benzova rejeitou os avanços de Lebeis, ele se tornou agressivo e hostil com ela, e a manipulava por meio de “xingamentos, zombaria, comentários humilhantes, humilhação, intimidação e mentiras”.
Segundo a Loudwire, Lebeis acabou reduzindo os honorários de Benzova sem notificá-la, reteve pagamentos dela, transferiu-a para hotéis mais baratos durante a viagem, exigiu que ela pagasse do próprio bolso as despesas de viagem que o Team Brazil prometeu cobrir e se recusou a respeitar sua exigência de crédito das fotos.
Em comunicado, o Guns N’ Roses respondeu ao processo: “A Sra. Benzova foi inicialmente contratada para fornecer serviços de fotografia de turnê para o Guns N’ Roses em 2010. Ela trabalhou com a banda por 12 anos e foi paga e tratada extraordinariamente bem. Foi somente depois que seus serviços foram interrompidos em 2022 que ela tentou reivindicar a propriedade das fotos cujo contrato afirma claramente que são de propriedade da banda. A banda leva esses tipos de reivindicações muito a sério, no entanto, todas as evidências estabelecem que essas acusações são categoricamente e inequivocamente falsas. Esta resposta dela vem depois que a banda iniciou um processo contra a Sra. Benzova por afirmar falsamente a propriedade das fotos da banda”.