Desde a pré-história do rock e metal, a abundância de bandas que surgem nos quatro cantos do planeta é assombrosa. Há grupos para todos os gostos e preferências; do metal tradicional ao progressivo, do hard rock ao death metal, do thrash metal ao pop rock, em suma, todas as formas de música estão contempladas neste balaio musical.
Porém, nesta malha de bandas em tenra idade, álbuns, EPs e singles, há muito cascalho e rejeito, que são, na melhor das hipóteses, uma perda de tempo aos corajosos e valentes ouvintes que se embrenham no desértico campo de tal sedimento.
Dessa forma, o trabalho de uma curadoria é relevante e essencial ao público, pois se faz valer de um atalho ao ouvinte para que possa encontrar novos potes de ouro de uma forma menos laboriosa e dolorida.
É imperioso e relevante registrar que os grupos e artistas contidos neste quadro não são enciclopédicos, isto é, não pretendem esgotar o tópico, mas sim ilustrá-lo. Estão aqui para ressaltar a importância do rock e metal brasileiro; além disto, estão aqui para provar que correr por fora do circuito já conhecido é muito mais interessante e prazeroso.
Maestrick
A banda paulista é um oásis musical! A capacidade dos músicos em amarrar distintas manifestações artísticas e musicais é uma ativo raríssimo no mercado musical. Afirmar que se trata de um grupo de prog metal é algo deveras limitador ao som do trio. É uma aquarela musical à la brasileira; é um som capaz de mexer com todos os sentidos do público.
Sem dúvida, Maestrick é um nome do metal nacional que merece gozar de muito sucesso comercial, pois nivela seu trabalho em níveis altíssimos, o que é um grande diferencial, atualmente. Voe alto, Maestrick!
Impavid Colossus
O quinteto percorre inúmeras vertentes musicais do som pesado; hard rock, punk, metal e hardcore são contemplados no saboroso som do grupo. O ouvinte mais afoito pode começar a reclamar que a banda está atirando para todos os lados e não tem uma identidade própria.
Bem, muita, muita calma nessa hora! Pois é leviano acusar o Impavid Colossus de ser desprovido de um DNA musical e, consequentemente, indigente criativo. Longe disso! A banda conseguiu reter influências de todos os estilos citados e colocar sua marca.
Mesmo em pouco tempo de carreira, o grupo já alcançou o desejável por todos, mas conquistado por pouquíssimos, que é soar ousado num mercado coalhado de clones.
Forkill
O underground carioca é literalmente um mundo à parte! É um ambiente prolífico que transpira riffs, solos e caos, ou seja, é o ambiente mais do que ideal para incubação de verdadeiros pandemônios musicais.
O thrash metal perpetrado pelo Forkill ratifica de forma integral o que fora dito anteriormente! De forma sábia, o som da banda possui certo aceno aos baluartes da Bay Area, contudo, não soa como um mero e insosso pastiche. Há muita personalidade e vontade de mostrar que o thrash metal carioca é um dos melhores do globo.
Attractha
Heavy metal tradicional com toques modernosos aqui e acolá seria a forma mais sucinta de definir o som do Attractha. Contudo, o grupo vai além e salpica sua música com pitadas de death metal melódico e hard rock.
Refrãos pegajosos e solos a serviço da música – sim, eles ainda existem – estão sob os domínios do quarteto paulistano. Attractha é uma pedra preciosa que precisa ser descoberta pelo grande público, assim todos ganham.
Tuatha de Danann
O Tuatha não é uma banda nova; já está no mercado há tempos, porém, é notório a insuficiente aderência do público ao som, visto a sua grandeza artística e musical. O som dos mineiros é um bem da cultura brasileira; é um patrimônio artístico nacional que deve ser propagado de norte a sul do país – e do planeta.
O folk metal de sabor mineiro é um prato para ser saboreado sempre e, claro, sem moderação; até porque é muito difícil parar de curtir a música dos caras. Então, faça um grande favor a si; adicione ao seu player os trabalhos do grupo e esteja pronto para vislumbrar a felicidade mineira entrar em sua vida.
Papangu merecia estar nessa lista.
Sério??? Essa é a lista??? Não achei nada demais nessas bandas…
Thuatha já levanta a bandeira faz tempo!!! Deveria ter muito mais reconhecimento.
Banda nova e sensacional: Fallen Shadows. Deveria constar nessa lista