Perder um membro da família ou amigo próximo é uma experiência traumática, a qual gera muita dor e tristeza. Infelizmente, é algo que acontecerá com todos nós em algum momento de nossas vidas.
Alguns indivíduos conseguem lidar melhor com a situação do que outras pessoas, que acabam entrando em um processo depressivo, por exemplo. Há quem bata na tecla de que conversar abertamente sobre o tema pode ser uma saída para mitigar o sofrimento.
O líder do Sepultura, o guitarrista Andreas Kisser, é uma dessas pessoas. Em conversa com o apresentador Oran O’Beirne, do canal Overdrive – The Home Of Heavy, o artista comentou que falar sobre a morte é saudável. Ele ainda ressaltou que a única certeza que temos na vida é a morte.
“A minha experiência pessoal com a minha esposa [Patricia Perissinotto Kisser], que faleceu de câncer há dois anos e meio, me mostrou o despreparo, como um cidadão brasileiro, em lidar com essa situação. Eu comecei um movimento a motivar as pessoas falarem sobre a morte. É muito saudável conversar com a sua família sobre os seus últimos desejos e deixar tudo escrito.
A morte de Patrícia foi um melhores professores que tive na vida. Temos que respeitar a finitude porque não temos controle disso. Todos nós vamos morrer, e isto é um fato. A única certeza que temos na vida é a morte. Portanto, temos que celebrar a vida com muita mais intensidade, pois respeitamos a sua finitude”.
Veja a fala completa de Andreas Kisser no player a seguir: