Europe: The Final Countdown é muito mais do que apenas a faixa-título

O terceiro álbum de estúdio da banda sueca Europe, The Final Countdown, lançado em 26 de maio de 1986, teve um enorme êxito comercial, tomou de assalto as paradas de sucesso. A glória foi tamanha que o clássico ganhou doze discos de platina e seis discos de ouro pelo mundo, vendendo ao todo mais de quinze milhões de cópias.

Há quem critique o disco por ser muito açucarado e por usar como muleta o estrondoso triunfo da faixa-título, o que é uma tremenda bobagem e superficialidade de quem não se deu o trabalho de se aprofundar na obra, que transborda criatividade e bom gosto composicional.

Rock the Night

Em 1985, por exemplo, o Europe gravou a trilha sonora para o filme sueco On the Loose, o que rendeu êxito comercial ao single Rock the Night, cuja primeira versão foi lançada apenas no país natal da banda, alcançando a quarta posição das paradas e vendendo a marca de noventa mil cópias.

Carrie

Existem baladas e baladas! Carrie é o tipo de música que entra na sua cabeça sem pedir licença e fixa residência por dias, semanas e, até mesmo, anos a fio. O que é ótimo, uma vez que é o puro suco do hard rock melodioso com refrão que agrada aos ouvidos.

Carrie atingiu a terceira posição da concorrida Billboard Hot 100 dos EUA, enquanto a faixa-título ficou em oitavo. Já Rock The Night faturou as primeiras posições de muitos países europeus. Na França, a título de exemplo, a canção vendeu 250 mil cópias, ganhando disco de prata.

Cherokee

Outro single de grande sucesso foi Cherokee, que ficou na #72 posição da Billboard Hot 100! O som é uma crítica à cobiça do homem branco em querer conquistar riquezas materiais a custo de muitas lágrimas e sangue do povo indígena originário dos Apalaches.

A contagem final 

O repertório do álbum era tão forte que alguns integrantes da banda queriam, inicialmente, que Rock the Night fosse o primeiro single do disco. The Final Countdown ficaria destinada apenas para a abertura dos shows.

O próprio Joey Tempest, compositor da música, duvidava do potencial de The Final Countdown, isso porque ela tinha quase seis minutos e talvez não rendesse um single.

Em suma, o álbum é genuinamente um dos pilares do hard rock oitentista, que se escora num repertório robusto e cheio de delícias musicais que devem ser apreciadas sem nenhum pingo de moderação.

1 comentário em “Europe: The Final Countdown é muito mais do que apenas a faixa-título”

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)