O Van Halen foi uma banda que se destacou pela originalidade musical, pela qualidade técnica acima da média de seus músicos e pelas loucuras e abusos que cometeram ao longo da carreira, os quais não foram poucos.
Há músicos que tomam jeito e conseguem deixar o esquema rock and roll all night and party every day; outros, no entanto, demoram para encontrar uma luz do final do túnel e deixar o estilo de vida autodestrutivo.
Quem demorou bastante para acordar foi o saudoso guitarrista Eddie Van Halen; de acordo com o vocalista Sammy Hagar, em entrevista ao AXS TV, a 2004 World Tour foi a pior experiência de sua vida porque Eddie estava acabado de tanta bebida e droga.
“Eddie ficou completamente fora de controle por causa do álcool e das drogas”, afirmou o Red Rocker. “Coitado do cara! Ele estava em um péssimo estado”, lamentou o vocalista.
“Achei que ele ia morrer”, destacou. “Eu nunca conheci uma pessoa assim na minha vida; ele tentou quebrar janelas de avião com uma garrafa de vinho. Nem era o nosso avião, era um avião alugado, e estávamos a 4,000 pés de altura”, recordou.
“Foi horrível! Ele fez coisas horríveis com as pessoas. Ele tratava as pessoas muito mal. Ele era um maníaco delirante. Ele era talentoso, era um cara doce e maravilhoso. Mas ele tinha alguns demônios, e eu vi esses demônios tomarem conta dele, foi lamentável”, completou.
Veja a entrevista completa no tocador abaixo: