Iron Maiden certamente tem o mascote mais reconhecível da história do metal. O morto-vivo Eddie, também conhecido como Eddie The Head, vai muito além de um rosto assustador nas capas de álbuns e camisetas da banda: é também um personagem com personalidade própria que sobe ao palco com a Donzela de Ferro até os dias de hoje.
O mascote ganha vida de verdade nos shows da banda. Primeiro, o rosto ainda sem nome era apenas um backdrop, evoluindo para uma cabeça decorativa pouco tempo depois, dando origem ao nome “Eddie, a Cabeça”.
Em 1982, a banda iniciou uma tradição que segue firme: Eddie se materializou no palco para interagir com os fãs e músicos da banda, se tornando cada vez maior e mais sofisticado, com diferentes visuais que combinam com as muitas versões presentes na discografia da banda. Por isso, surge sempre a dúvida: Quem controla o Eddie durante os shows do Iron Maiden?
Nos primórdios, o empresário Rod Smallwood assumia a função de se vestir de como Eddie, trajando uma máscara, jaqueta e calça jeans. Nessa época, porém, era fácil visualizar uma pessoa dentro da fantasia do mascote, certo?
Mas nos visuais impressionantes de Eddie hoje em dia, permitindo que o personagem ande pelo palco, dobre os joelhos e lute com Bruce Dickinson, surgem muitas dúvidas sobre os mecanismos usados para trazê-lo à vida.
Sobre esses mistérios, o Iron Maiden não revela os pormenores dos bastidores de Eddie nas turnês. Há quem acredite que Eddie é um robô controlado de forma remota, mas pelo menos existe essa certeza: existe um ser humano ali dentro.
Aparentemente, não existe uma pessoa fixa ao longo dos anos na nobre função de interpretar o mascote. Um nome muito citado entre os fãs é do construtor de palco Ashley Groom, conhecido como “O Gigante Gentil” pelos integrantes da equipe do Maiden, que trabalhou com a banda por muitos anos a partir de 2003. Infelizmente, Ash morreu em 04 de julho deste ano.
No presente momento, não existem informações sobre quem está por dentro de Eddie ao subir ao palco. Uma foto do Eddie Samurai usada na atual turnê, The Legacy of The Beast Tour, mostra os olhos da pessoa de identidade não revelada no palco.
Ver essa foto no Instagram
Para saber a história completa de como Eddie nasceu, cresceu e se tornou o maior mascote de todos os tempos, clique aqui.
Por Larissa Catharine Oliveira
Fonte: Wikimetal