O Within Temptation é uma banda que tem se manifestado politicamente em suas mais recentes obras musicais. O teor lírico de suas mais novas canções traz a chama para um debate mais profundo e necessário em torno das relações e dinâmicas que nos permeiam.
A vocalista Sharon Den Adel conversou com o podcast Metal Musikast e comentou brevemente sobre o viés político estampado nas recentes músicas do Within Temptation.
Sharon disse: “Bem, acho muito difícil separar a música de quem você é como pessoa! Além do mais, ver o que está acontecendo na Europa, ver a invasão da Rússia na Ucrânia e saber que Kiev [capital da Ucrânia] está a apenas duas horas de voo de minha casa, me dá o sentimento de que a guerra está acontecendo no meu quintal.
Ver a propaganda da Rússia e ver que o governo russo está colocando os países europeus uns contra os outros é muito grave. Temos que ficar unidos, mas a propaganda russa tem encontrado eco em certos países como a Eslovénia e a Hungria”.
A cantora continuou: “O nosso país, que é a Holanda, votou a favor da extrema-direita, o que eu não compreendo. O partido que ganhou tem as mesmas ideias de alguns países que são a favor da Rússia.
Não quero dizer que o nosso país seja pró-Rússia, mas penso que foi um voto de protesto, pois as pessoas não estavam satisfeitas com o governo que tínhamos e acharam melhor protestar dessa forma, o que foi muito estúpido. É estúpido votar na extrema-direita porque você está de saco cheio do governo. Precisamos nos unir e votar com mais sabedoria”.
Eis o bate-papo na íntegra logo a seguir: