O baterista Doug Sampson bateu um papo com o site canadense The Metal Voice e contou como foi os primeiros shows do baixista Steve Harris e Iron Maiden no Cart and Horses. Alguns trechos da entrevista podem ser conferidos logo a seguir.
Doug comentou: “Tomei conhecimento do Cart and Horses quando uma banda chamada Slowbone tocou lá pela primeira vez. Era um bom lugar para ir nas noites de sexta-feira, estava sempre lotado e as pessoas se reuniam na rua.
Meu primeiro contato com o clube foi aos 17 anos, quando entrei para uma banda chamada Smiler. O grupo contava com o Steve Harris; fizemos nosso primeiro show lá num domingo à noite e foi muito bom.
Quando o Slowdown não conseguiu fazer o show de sexta à noite, fomos convidados a substituí-lo. Depois de 30 ou 40 shows, o Smiler se separou, Steve decidiu formar outra banda, que viria a ser o Iron Maiden. Na época, Steve perguntou se eu queria entrar na nova banda dele, mas eu queria dar um tempo da música.
Sampson completou: “Mas eu costumava ir ao pub para vê-los tocar, então eu conhecia muito bem o repertório. Lembro também que eles tinham um bom público, portanto, cedo ou tarde, seriam notados, o que era incrível. Como eu costumava vê-los, eu sempre pensava que seria bacana tocar com eles”.
O baterista concluiu: O Cart and Horses era basicamente tudo para a área leste de Londres. O pub serviu de casa e começo para tantas grandes bandas. Você pode ir ao clube três ou quatro noites por semana e sempre assistirá novos talentos de primeira linha”.
A entrevista completa pode ser assistida no player abaixo:
Doug Sampson tocou no Iron Maiden entre os anos de 1978 e 1979. O baterista participou do icônico EP The Soundhouse Tapes, que conta com os clássicos Iron Maiden, Invasion e Prowler.