Ozzy Osbourne é conhecido por muitas coisas como Madman, comedor de morcego, morde pombo, mas é carinhosamente conhecido pela maior parte do mundo como Príncipe das Trevas. Mas de onde veio esse nome e como acabou se tornando seu apelido?
“O Príncipe das Trevas” é a tradução da frase em latim “princeps tenebrarum”, que foi escrita em várias obras entre os séculos IV e XII. O renomado poeta inglês John Milton traduziu a frase de seu poema de 1667, Paraíso Perdido, referindo-se a Satanás como o Príncipe das Trevas.
Assim, Príncipe das Trevas tem sido um apelido para Satanás e a personificação do mal há centenas de anos.
Então como acabou se tornando o apelido de Ozzy Osbourne?
Durante uma entrevista de 2016 para a NME, Osbourne nomeou a música Black Sabbath, de 1970, como a “música mais assustadora já escrita” e lembrou que os acordes de abertura – conhecidos como “Diabolus in musica” ou “The Devil’s Interval” – fizeram muitos jovens enlouquecerem em seus shows.
“Pensaram que éramos amigos de Satanás ou algo assim”, disse Osbourne. ”Foi quando toda a coisa de Príncipe das Trevas começou. Quando as pessoas ficam entusiasmadas com a chegada do Halloween a cada ano, tudo que penso é: ‘Bem, costumávamos ter Halloween todas as malditas noites'”.
Como a música do Black Sabbath era vista por muitos como sinistra, associar o vocalista a Satanás e ao mal deve ter feito sentido para as pessoas.
Mas, apesar de tudo, Ozzy não se sentiu mal com o apelido. “É um nome. Não acordei uma manhã e disse: ‘Quer saber, vou me chamar de…’ Na verdade, começou como uma piada”, ele explicou. “Eu estou bem com isso. Você sabe, é melhor do que ser chamado de idiota”.