A guitarra é crucial em diversos estilos musicais, e tem origem em instrumentos de cordas da antiguidade, oriundos do Oriente e da época do Império Romano. A evolução veio com o passar dos séculos, e a guitarra elétrica tão difundida atualmente teve sua origem nos anos 1930, como uma evolução do violão, com um corpo mais maciço e o advento de captadores para amplificar o som. As primeiras guitarras foram fabricadas pela Rickenbacker em 1931, e posteriormente outras marcas lendárias como a Fender conquistaram o mundo.
Após a segunda guerra mundial as guitarras conquistaram de vez a música, e tiveram grande influência na criação e ascensão do Rock and Roll, tanto nas guitarras bases quanto os solos, com a criação de riffs memoráveis e de solos que marcaram gerações. Para celebrar esse dia especial, comemorado em 10 de março, o renomado músico brasileiro Faiska fará uma masterclass online ensinando dez riffs lendários do mundo do Rock, em uma parceria firmada com a School of Rock.
O material, disponibilizado no YouTube, apresenta uma didática voltada tanto àqueles que já tocam há um tempo quanto para quem está começando no universo da guitarra, o símbolo maior do Rock. Inúmeros guitarristas apresentaram com o passar das décadas uma vasta gama de técnicas e abordagens do instrumento, que geraram riffs inesquecíveis, e Faiska, um dos mais lendários guitarristas do Brasil, abordará alguns deles nesta masterclass especial.
O músico começou a carreira nos anos 1970, tocando com o cantor Eduardo Araújo, e durante sua jornada participou e gravou com grupos importantes como o Joelho de Porco, Casa das Máquinas e atualmente Os Incríveis, além de oferecer sua experiência gravando e acompanhando diversos artistas. Como sideman, Faiska dividiu palco com grandes nomes da música brasileira, como Fagner, Ney Matogrosso, Ná Ozzetti, Rita Lee, Fabio Jr., Leandro & Leonardo e Chitãozinho & Xororó.
Entre alguns dos prêmios que recebeu, foi eleito pelas revistas Bizz e Guitar Player como um dos dez melhores guitarristas do país, e em 2012, entrou na lista 30 maiores ícones brasileiros da guitarra e do violão (na categoria Heróis Virtuosos) da revista Rolling Stone Brasil.