Desplugados e poderosos: 5 álbuns MTV Unplugged que marcaram a história do rock

O setor de entretenimento está sempre, em uma eterna e implacável busca pelos potes de ouro! Seja nos duvidosos realities shows coalhados de subcelebridades, que praticamente vendem a alma – e o corpo – para um vislumbre de holofote e fama; seja na figura de artistas descartáveis que pipocam nos serviços de streaming e são engolidos por uma sociedade com nenhuma intimidade ao senso crítico; seja em obras cinematográficas que se mostram como um mero e insosso arremedo de obras celebradas no passado, entre muitas outras maluquices e delírios.

Em poucas palavras, para a maioria dos senhores de terno mal cortado, gravata torta e camisa mal passada, que ficam sentados nos escritórios mal iluminados comandando os rumos do setor artístico mundial, a caçada ao pote de ouro é uma ação constante e implacável.

Na década de 1990, a título de exemplo, o mercado fonográfico encontrou um oportuno e valiosíssimo pote de ouro chamado MTV Unplugged. Em pouco tempo, já que o público aderiu e comprou a ideia, a pretensão da indústria musical cedeu lugar a uma certeza inabalável de sucesso comercial, isto é, era um filão milionário, cuja jazida seria explorada até a última gota.

De bobo e tonto, muitas bandas só têm o nome, diga-se de passagem, então se tocaram da boa nova da cena e toparam mergulhar com tudo em tal empreitada artística. O resultado de alguns MTV Unpluggeds foram risíveis, o qual o gato da família olharia e jogaria areia em cima, ainda assim há alguns que valem o tempo, atenção e dindim do fã.

À vista disso, queremos rememorar apenas 5 álbuns MTV Unplugged que marcaram a história da música. A lista é para lá de extensa, mas vamos nos ater apenas àqueles que consideramos mais interessantes.

1. KISS

O quarteto chegou relativamente tarde à festa desplugada, visto que seu trabalho só saiu em 1996; época em que muitos grupos já tinham engordado a conta bancária com o que fora embolsado com a venda dos discos e, eventualmente, com os shows acústicos.

Mesmo assim, Paul Stanley (vocal e violão) e Gene Simmons (baixo e vocal) conseguiram criar uma celebração para nenhum fã do KISS botar defeito, já que ressuscitou os membros originais Ace Frehley (vocal e violão) e Peter Criss (bateria e vocal), além disso, rearranjou algumas de suas canções de forma caprichada. Uma doçura de trabalho!

2. Pearl Jam

No começo dos anos 90, o grunge chegou desbancando e destronando o hard rock/hair metal, e mais, veio antenado com as novidades do mercado. Assim, o Pearl Jam fora um dos primeiros nomes a assinar o nome em um MTV Unplugged; sons como Even Flow, Jeremy e Alive ganharam um nova roupagem que caíram fácil, fácil no gosto dos fãs.

3. Nirvana

Outro nome do grunge que se enveredou pelos caminhos acústicos foi o Nirvana, que empreendeu camadas e nuances ainda mais introspectivas e densas em sua arte. Independentemente de não lançar mão de hits atemporais como Smells Like Teen Spirit, Lithium, Heart-Shaped Box e In Bloom, o álbum já foi certificado com platina quíntupla. Nada mal para o trio que não tinha muita pretensão de estar entre os maiores nomes da música.

4. Alice in Chains

Assim como o KISS, o Alice in Chains também demorou para aderir ao formato acústico. Layne Staley (vocal), Jerry Cantrell (guitarra e vocal) e companhia deram um teor essencialmente profundo e, até mesmo, lúgubre ao repertório apresentado no Majestic Theatre, Brooklyn, Nova Iorque. O sucesso comercial do quarteto foi grande, conquistando a concorrida terceira posição da Billboard 200, em seu ano de lançamento.

5. Eric Clapton

O bluesman injetou muito vigor – vultuosas quantias de dinheiro – em sua carreira e vida pessoal ao se aventurar na série MTV Unplugged. Para efeito de curiosidade, o álbum acústico de Clapton vendeu mais de vinte e cinco milhões de cópias em todo globo, e ostenta o título de mais vendido em tal formato. Clássicos como Tears in Heaven, Layla, Running on Faith, Rollin’ and Tumblin’ e Before You Accuse Me são alguns dos destaques do álbum. É só curtir e colocar no modo repeat!

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)