O fundador e tecladista do Delain, Martijn Westerholt, anunciou através das redes sociais que a partir deste momento é o único membro ativo da banda.
Westerholt escreveu: “Durante o último ano, a colaboração dentro da banda deixou de funcionar tão bem como antes. Alguns de nós deixaram de estar felizes com os papéis atuais na banda. Tentamos muito encontrar uma solução durante um ano, mas infelizmente não fomos capazes.”
Como resultado, segundo o tecladista, todos os outros músicos “escolheram seguir caminhos diferentes”. Ou seja, a vocalista Charlote Wessels, o baixista Otto Schimmelpenninck van der Oije, o guitarrista Timo Somers e o baterista Joey de Boer não integram mais a banda.
“Estou muito triste que nossa cooperação tenha chegado ao fim, mas ao mesmo tempo sou muito grato por todos os anos em que pudemos trabalhar juntos. Juntos, viajamos pelo mundo, compartilhamos altos e baixos e tivemos muitos sucessos, além de tempos que nos levaram a aprender e crescer. Todos gostamos de conhecer nossos fãs e fazer novos amigos em todo o mundo”, disse Westerholt.
A carismática vocalista Charlotte Wessels também se manifestou através das redes sociais: “Neste momento sei que devem ter perguntas sobre o porquê disto tudo. Compreendo plenamente e respeito. Simplesmente, é a triste conclusão de mais de um ano tentando encontrar soluções para reclamações acumuladas. Parte de mim sente que está desapontando todos vocês. Quero que saibam que esta decisão não foi tomada de forma leve e peço desculpas àqueles que tinham grandes expectativas para nos ver juntos em um palco novamente depois do confinamento.”
A cantora destacou que Otto, Timo e Joey também estão deixando o grupo, mas “seguirão fazendo músicas em seus projetos próprios”.
“Acompanhe o que eles estiverem fazendo. Mal posso esperar para ver e ouvir como eles vão dominar o mundo. Martijn continuará com Delain, e embora possa ser doloroso no início ver um Delain do qual eu não faço parte, desejo a ele o melhor neste novo capítulo”, declarou.