Em entrevista ao canal Streaming For Vengeance, do site BraveWords, o vocalista Joe Lynn Turner relembrou sua época no Deep Purple e ressaltou que fora um projeto o qual colocara coração e alma, no entanto, não deu certo. O cantor também relembrou que o Deep Purple recebeu uma proposta milionária da gravadora BMG para ter Ian Gillan de volta, o que provocou sua dispensa do grupo.
“O álbum com o Deep Purple foi uma decepção, mas eu sabia o que estava acontecendo. Eu sabia que eles conseguiram um grande acordo com a BMG para trazer Gillan de volta à banda. E você não pode deixar passar alguns milhões de dólares”, disse Turner.
“Todo mundo gosta de dizer que fui realmente demitido do grupo, no entanto, fui dispensado. Me explicaram toda situação, e eu me retirei para que o Purple pudesse se apresentar, novamente. Sempre amei o Purple, sempre fui um grande fã da banda minha”, destacou.
“Ian Paice já chegou dizer o seguinte: ‘Joe Lynn Turner foi o nosso elo. Nós nunca teríamos chegado a Perfect Strangers [décimo primeiro álbum de estúdio da banda lançado em outubro de 1984] ou qualquer outra coisa se ele não estivesse lá para nos ajudar, pois Ritchie [Blackmore] teria saído fora e feito outra coisa, e a banda não iria voltar’. Então, eu era como o intermediário, o cara que mantinha todo mundo junto”, pontuou. “Ian já disse muitas outras palavras gentis sobre mim. Eu o amo, mas não porque ele me bajulou, mas porque ele é um cara correto”, completou.
A entrevista completa (em inglês) está disponível no player abaixo:
O novo álbum de estúdio de Joe, décimo primeiro de sua carreira, o já citado Belly Of The Beast, conta com a produção de Peter Tägtgren (Hypocrisy, Pain, Lindemann), e tem previsão de sair no dia 28 de outubro via Mascot Label Group.
Sobre o conceito do novo álbum, Joe disse: “Belly Of The Beast é uma frase que ouvimos repetidamente em toda história. Você pode ver essa expressão em cultos e nas profecias da Bíblia. E parece que está se concretizando hoje em dia. Quando você olha para o livro do Apocalipse, lá está. Eu sempre mergulhei no conhecimento esotérico, hermetismo, ocultismo, pesquisa bíblica e na filosofia eclética. Sou fascinado pelos mistérios ocultos. Estamos numa verdadeira guerra espiritual agora. É o bem contra o mal. Todos nós temos um anjo em um ombro e um demônio no outro. Estamos na “barriga da fera”, presos no sistema, e não há saída. O álbum aborda isso”.
Tracklisting de Belly Of The Beast:
“Belly Of The Beast”
“Black Sun”
“Tortured Soul”
“Rise Up”
“Dark Night Of The Soul”
“Tears Of Blood”
“Desire”
“Don’t Fear The Dark”
“Fallen World”
“Living The Dream”
“Requiem”