É oficial! O Rock and Roll Hall of Fame agora conta com o Deep Purple entre os homenageados, após a banda se qualificar para ser eleita há mais de duas décadas atrás. Tudo ocorreu sem contratempos quando o baterista do Metallica e fã do Deep Purple, Lars Ulrich, fez um longo discurso de introdução vestindo uma jaqueta com uma etiqueta descrevendo a cor da roupa como “deep purple”.
Depois foi a vez do Deep Purple receber seus prêmios e entregar seus discursos de aceitação individuais (vídeo abaixo). Os músicos tomaram o microfone um por um, e o primeiro a falar foi o cantor Ian Gillan. Ele listou todos os músicos que tinham feito parte da banda, incluindo Joe Satriani, e insistiu que este prêmio “não é realmente para nós, penso que este prêmio é muito mais para as nossas família, nossos empresariados, nossa equipe e nossos fãs que foram absolutamente incríveis.”
A formação atual do Deep Purple (Gillan, Glover, Paice, o guitarrista Steve Morse e o tecladista Don Airey) se apresentou na cerimônia. A banda tocou “Highway Star”, “Green Onions” e o clássico cover de Billy Joe Royal “Hush” e, é claro, a noite não seria completa sem a performance de “Smoke on the Water”.
Como esperado, Ritchie Blackmore não estava presente para receber o prêmio e nem para a performance. Blackmore foi impedido de participar da cerimônia pelo empresário do Deep Purple.