Os poloneses do Decapitated foram oficialmente acusados de estupro após a denúncia de uma mulher de Spokane, Washington. Segundo a vítima, ela e uma amiga estavam no show do Decapitated e após o término da apresentação foram conversar com os membros, que as convidaram para beber no ônibus do banda.
A vítima foi levada ao hospital depois do ocorrido e lá foi confirmada a presença de feridas graves em seu braço consistentes com ter sido segurada contra sua vontade.
Rafal Piotrowski (vocal), Waclaw Kieltyka (guitarra), Michal Lysejko (bateria) e Hubert Wiecek (baixo) foram acusados enquanto Kieltyka “Vogg” ainda irá a julgamento.
A banda divulgou uma declaração sobre sua acusação:
“Após ser extraditada da California para Washington, a banda foi indiciada. Nós gostaríamos de deixar claro que o Departamento de Polícia de Spokane acusou oficialmente a banda, pois se não seriam obrigados a liberarem a banda – isso não é uma sentença ou qualquer indicação de inocência ou culpa.
Novamente, nós pedimos para que todos aguardem os dois lados serem ouvidos e julgados no tribunal. Dito isso, ambos estão se preparando para apresentarem seu lado da história, mas alguns fatos são irrefutáveis – como o oficial que ouviu a acusação original disse ‘Eu não tenho provas de que o estupro realmente aconteceu’.”
A declaração acaba com a banda negando as acusações e dizendo que estão confiantes que após todos os fatos serem ouvidos, eles serão liberados.