O vocalista, baixista e tecladista do Rush, Geddy Lee, é considerado um dos maiores músicos do rock n’ roll. O currículo de Lee é extenso e conta com clássicos do teor de Tom Sawyer, Fly By Night, The Trees, The Spirit of Radio, entre outros.
Por mais que a genialidade de Geddy seja evidente a todos, é certo que o músico precisou erguer seu aparato técnico do nível mais básico. Um dos que ajudaram o músico a encorpar seus conhecimentos musicais foi o linguarudo do KISS, Gene Simmons.
Em recente entrevista ao site Ultimate-Guitar, Gene relembrou que ensinou a escala de blues a Geddy, depois de constatar que o Rush, bem no comecinho de carreira, não estava apresentando um show de forma essencialmente afinada.
Gene disse: “Vou contar uma história reveladora. O KISS levou o Rush para sua primeira turnê. Eles abriram para a gente. Foi no período de Working Man, quando soavam como um zepelim canadense, o qual ainda prefiro, em termos de som.
Certa noite num hotel, Geddy e eu estávamos sentados, trocando licks, e eu disse: ‘Você quer fazer uma escala de blues’? E ele disse: ‘Não sei do que você está falando’. Pelo o que me lembro, Geddy Lee não entendia o que era uma escala de blues ou o que significava a progressão de acorde 1,4 e 5. Ele tocava apenas de ouvido, mas acabou aprendendo a lição”.
Simmons completou: “A música é uma coisa interessante. Você não precisa ficar concentrado na parte complexa; com o básico você consegue criar grandes coisas. Não precisar saber ler partitura”.
Atualmente, o KISS está na última etapa da End of the Road World Tour, giro derradeiro da banda mais quente do mundo. Até o momento, o grupo vai finalizar carreira com dois shows no Madison Square Garden nos dia 01 e 02 de dezembro de 2023. Para mais informações, acesse aqui.