Em 2015, David Gilmour realizou uma série de shows em locais históricos ao redor do mundo. No ano seguinte, ele se tornou o primeiro a se apresentar no anfiteatro de Pompeia para o público desde os gladiadores em 79 D.C. Foi um retorno a Pompeia para David, que já havia se apresentado lá em 1971 para o lendário filme de Adrian Maben Pink Floyd Live At Pompeii.
No período romano, o anfiteatro de Pompeia era conhecido como um spectaculum, e David trabalhou por muito tempo com o colaborador e maestro de cor e luz, Marc Brickman, para trazer um espetáculo de volta ao spectaculum.
Depois de uma série de shows em locais históricos ao redor do mundo, David Gilmour apresentou dois shows espetaculares no lendário anfiteatro de Pompeia, na Itália, que ganharão registro em CD, DVD e nos cinemas. Gravado nos dias 7 e 8 de julho de 2016, David Gilmour – Live At Pompeii tem lançamento oficial marcado para 29 de setembro e mostra a volta do artista à arena as sombras do Vesúvio 45 anos depois de sua primeira apresentação no local, em 1971, com Pink Floyd Live At Pompeii – clássico dirigido por Adrian Maben.
Os concertos foram as primeiras performances de rock da história para um público no antigo anfiteatro romano, que foi construído em 90 A.C. e foi tomado por cinzas com a erupção do Vesúvio em 79 D.C. David Gilmour é o único artista a tocar para o público na arena desde o tempo dos gladiadores, há quase 2000 anos.
“É um lugar mágico, e retornar e ver o palco e a arena foi realmente impressionante. É um lugar com fantasmas…”, comentou Gilmour sobre os shows.
O registro da apresentação, intitulado David Gilmour Live At Pompeii, foi gravado em qualidade 4K pelo diretor Gavin Elder e inclui destaques dos dois shows. O concerto é uma experiência audiovisual fantástica, trazendo a famosa e gigantesca tela cyclorama, assim como lasers, pirotecnia e performances impressionantes de uma banda renomada.
O repertório do trabalho passa por toda a carreira de David Gilmour, incluindo as faixas-título dos dois álbuns número 1# mais recentes do artista: Rattle That Lock e On An Island. Além disso, estão outros sucessos da carreira solo e clássicos do Pink Floyd, como Wish You Were Here, Comfortably Numb e One Of These Days, única música que também havia sido apresentada em Pink Floyd Live At Pompeii. O show também inclui uma performance de The Great Gig In The Sky, de The Dark Side Of The Moon, que Gilmour raramente toca como artista solo.
David Gilmour – Live At Pompeii tem lançamento mundial marcado para 29 de setembro, mas contará com exibições em mais de 2000 cinemas ao redor do mundo no dia 13 de setembro. Para mais informações sobre os cinemas que participarão da ação e venda de ingressos, acesse www.davidgilmourcinematickets.com.
Confira abaixo o repertório de David Gilmour Live At Pompeii:
DVD 1:
5 A.M. 3.54
Rattle That Lock 4.40
Faces Of Stone 6.01
What Do You Want From Me 4.34
The Blue 6.30
The Great Gig In The Sky 6.01
A Boat Lies Waiting 4.55
Wish You Were Here 5.18
Money 8.12
In Any Tongue 8.02
High Hopes 9.58
DVD 2:
One Of These Days 6.35
Shine On You Crazy Diamond 12.37
Fat Old Sun 5.58
Coming Back To Life 7.16
On An Island 7.08
Today 6.34
Sorrow 10.49
Run Like Hell 7.15
Time / Breathe (In The Air) (reprise) 6.45
Comfortably Numb 9.41
Documentário:
Pompeii Then And Now Doc 7.17