O vocalista do Whitesnake, David Coverdale, em divulgação ao relançamento do álbum Greatest Hits, falou brevemente sobre a criação da música Still Of The Night, faixa de abertura da citada coletânea. Segundo Coverdale, o embrião do icônico riff da canção fora criado algum tempo antes dos trabalhos ao lado do guitarrista John Sykes, no entanto, fora Sykes o responsável por “elevá-lo a um nível cósmico”.
“Depois de Slide It In [1984], eu estava sem banda, mas estava a caminho dos Estados Unidos para recomeçar a minha carreira. E um grande passo foi começar a trabalhar com o guitarrista John Sykes, que já chegou cheio de ideias”, disse o vocalista.
“Eu queria músicos mais energético, sem medo de subir no palco e que pudessem dominar o público. E John tinha essa energia, ele era um músico extraordinário e incrivelmente talentoso”, pontuou Coverdale.
“Estávamos trabalhando em algumas ideias, e eu tinha esse riff [de Still Of The Night] há um tempo. Eu queria que ele tivesse uma pegada de Jailhouse Rock, do Elvis Presley. Mostrei o material para John, que o elevou a um nível cósmico. Bem, o resto é história. Foi um momento incrível, criamos coisas incríveis que alimentam a carreira do Whitesnake há trinta e cinco anos”, concluiu.
Greatest Hits se concentra majoritariamente em três álbuns dos anos 1980: Slide It In, Whitesnake e Slip Of The Tongue. Mas a coletânea vai além e traz músicas como Sweet Lady Luck, lado B do single de 12 polegadas de The Deeper The Love, e Forevermore, faixa-título do álbum de 2011 da banda. O trabalho, que já está disponível nas plataformas digitais e serviços de streaming, foi remasterizado e remixado.
Track listing de Greatest Hits CD/Blu-ray:
01. Still Of The Night
02. Here I Go Again
03. Is This Love
04. Give Me All Your Love
05. Love Ain’t No Stranger
06. Slide It In
07. Slow An’ Easy
08. Guilty Of Love
09. Fool For Your Loving
10. Judgment Day
11. The Deeper The Love
12. Now You’re Gone
13. You’re Gonna Break My Heart Again
14. Sweet Lady Luck
15. Crying In The Rain
16. Forevermore