Dave Navarro leva os fãs aos bastidores para os primeiros anos de Chester Bennington, enquanto o apresentador do Ink Master investiga a história do Grey Daze com o baterista da banda Sean Dowdell, Brian “Head” Welch (Korn), cantor LP, Chris Traynor (Bush / Helmet) e o produtor Esjay Jones para uma mesa redonda apelidada de “Shouting Out”. Os fãs podem assistir pelos canais e redes sociais da Inked Magazine ou no player mais abaixo.
“Estamos aqui para discutir um grande amigo nosso, Chester Bennington”, diz Navarro na introdução do especial de uma hora. “Você o conhece do Linkin Park, é claro, mas muitas pessoas não sabem que antes do Linkin Park, Chester estava em uma banda chamada Grey Daze e que Grey Daze é onde ele desenvolveu suas habilidades, estilos e técnicas. Mesmo liricamente, ele estava indo a alguns desses lugares sobre os quais fala nas letras posteriores.”
“Shouting Out” chega quando o álbum de Grey Daze, Amends, fica disponível nesta sexta-feira (26) pela Loma Vista Recordings. O lançamento de 11 músicas é o cumprimento de uma reunião planejada do Grey Daze que Chester havia anunciado antes de sua morte precoce. Os demais membros da banda – Dowdell, Mace Beyers (baixo) e Cristin Davis (guitarra) – junto com Talinda Bennington (viúva de Chester) e seus pais, fizeram a missão de acompanhar o projeto com a assistência de Tom Whalley, o fundador da Loma Vista Recordings e ex-presidente da Warner Bros. Records durante a permanência do Linkin Park na gravadora.
Dowdell, Beyers e Davis selecionaram as faixas do catálogo da banda nos meados dos anos 90, mas em grande parte desconhecido, e regravaram as músicas em 2019 para acompanhar os vocais remasterizados de Chester. Produzidos por Jay Baumgardner, vários músicos dedicaram seu tempo e talento ao álbum, incluindo Welch do Korn e James “Munky” Shaffer, Paige Hamilton (Helmet), Traynor (Orange 9MM / Helmet), LP, Jasen Rauch (Breaking Benjamin) e Ryan Shuck (Orgy).
“Ele tinha esse talento bruto desde o início”, explica Dowdell no especial do álbum “Shouting Out” da Inked Magazine. “Ele definitivamente sabia que ia ser um artista muito jovem. Toda história de que seus pais e parentes falam é sobre ele se apresentar em algum nível, desde os 8 anos de idade.”
“Eu conheci Chester exatamente quando eles surgiram”, compartilha Welch, enquanto o painel compartilha histórias de como eles conheceram Chester e algumas de suas memórias pessoais. “De repente, essa banda aparece do nada… obviamente o vocal foi o que chamou a atenção de todos… tendo aquela voz poderosa…”
Amends está disponível em vários formatos colecionáveis, com várias iterações disponíveis exclusivamente no site da banda. O CD vem em formato de um livro encadernado com 16 páginas; uma primeira variante prensada de vinil vermelho rubi, exclusiva da loja virtual da banda; e uma edição deluxe numerada com um CD e um LP, que inclui o disco, um livro de 60 páginas com fotos nunca vistas antes, vinil vermelho e branco e um conjunto colecionável de memorabilia da banda apelidado de “Arquivo Grey Daze”.
As versões digitais e outras versões padrão do álbum estão disponíveis aqui. As encomendas incluem downloads instantâneos de What’s In the Eyes, Sickness, Sometimes e Soul’s Song.