Na nova edição da revista Metal Hammer, que é em comemoração aos quarenta anos do Metallica, Dave Mustaine (Megadeth) relembrou sua época na banda e disse que limitava sua técnica por causa de Lars Ulrich. Segundo Mustaine, Ulrich estava aprendendo a tocar bateria, com isso deu uma colher de chá ao ex-companheiro de grupo.
“Quando eu estava no Metallica, tocava no nível de Lars [Ulrich], porque Lars ainda estava aprendendo a tocar bateria naquela época”, declarou Dave. “Mas ver James [Hetfield] tocar guitarra pela primeira vez foi meio chocante, porque eu não sabia que ele sabia tocar guitarra. Um dia ficamos cansados de fazer testes com guitarristas, ele pegou uma guitarra e começou a tocar. Eu pensei: ‘Como você pode ficar satisfeito sendo um cantor, já que pode tocar assim? Por que não faz os dois?’ Eu sempre considerei James um guitarrista muito talentoso”.
O pensamento de Mustaine acabou se tornando realidade, pois James assumiu a guitarra rítmica e, evidentemente, continuou com o trabalho de vocalista. Como diz o ditado popular: o resto é história! Papa Het se tornou um dos maiores frontmen do metal.
Ao lado do Metallica, James e Cia já assinaram o nome em onze trabalhos de estúdio. Já Dave Mustaine, depois de ser expulso do Metallica, formou o Megadeth, que já contabiliza no currículo dezesseis álbuns.