O líder do Megadeth, Dave Mustaine, discutiu seu longo e complexo relacionamento com o Metallica em uma entrevista ao Guitar World.
Mustaine, que foi demitido do Metallica em 1983 e contribuiu para as primeiras canções da banda, foi questionado sobre como ele vê a competição entre Metallica e Megadeth. Ele respondeu: “Na minha opinião, não há competição entre o Megadeth e o Metallica. Somos bandas diferentes e acredito que o Megadeth tem sido mais consistente. Mas o triste é que o drama entre nós tem sido mais popular do que a música. E lembre-se, o Metallica teve uma grande vantagem inicial, e foi com base no que eu ajudei a criar”.
Em seguida, ao falar da longevidade do Megadeth, Mustaine disse: “Muito disso é a atitude de não aceitar merda nenhuma. As pessoas sabem que o Metallica sempre tentou me segurar. Eles nunca esperaram que eu fizesse o que fiz depois que me foderam, mas consegui e fiz discos melhores ao longo do caminho. Mas não me importo porque estou feliz com meu sucesso, e já tive muito. A música que fazemos agora diz tudo o que você precisa saber. Mas espero que possamos fazer uma turnê juntos no final das contas, mas não sei se faremos”.
“No que diz respeito a tudo desde o início, acho que mantive minha integridade”, continuou ele. “Quando machuquei meu braço, vendi todo o meu equipamento para pagar as pessoas a quem devia dinheiro. Quando a maioria das bandas terminam, dizem: ‘Foda-se’, e deixam seus fornecedores na mão. Eu não, sou muito diferente. Sou antiquado, das antigas. Eu faço o que digo que vou fazer. É por isso que o Megadeth ainda está aqui.”
O último álbum de estúdio do Megadeth, intitulado The Sick, The Dying…And The Dead!, foi lançado com aclamação da crítica em 2022. O novo álbum do Metallica, intitulado 72 Seasons, chega no mês que vem.