Dave Grohl se juntou ao Nirvana como baterista quando a banda estava trabalhando no sucessor do álbum de estreia de 1989, Bleach, e dividia um pequeno apartamento com o saudoso vocalista Kurt Cobain. De acordo com o músico, eles viviam praticamente na miséria, mas tudo mudou quando lançaram Nevermind, disco de 1991 que levou o grupo à fama.
Durante uma aparição no podcast Conan O’Brien Needs a Friend, Dave disse: “Éramos crianças e quando você fala sobre a quantidade de tempo que passou, para mim não é tanto sobre os anos. É sobre as experiências que levaram, uma após a outra, a passar de três garotos que basicamente moravam e viajavam em uma van para se tornarem uma grande banda…”
E continuou: “Antes de gravarmos o álbum Nevermind, vivíamos praticamente na miséria. Eu morava com Kurt em um apartamento minúsculo e havia apenas palitos de corndog e cigarros por todo lado. Era nojento. Eu teria feito qualquer coisa para ter meu próprio apartamento e poder conseguir isso fazendo música”.
Falando sobre como o disco mudou suas vidas, Grohl acrescentou: “Em 1992/1993, vivíamos em um mundo diferente do que vivíamos 16 meses antes”.
No entanto, Grohl insistiu que a mudança não foi tão dramática quanto muitos pensam, já que eles não se tornaram milionários da noite para o dia. Ele explicou: “Eu sei que a transição aconteceu muito rapidamente, mas não acabamos com um milhão de dólares na caixa de correio no dia seguinte. Foi como subir para US$ 15 por dia – tipo: ‘Eu posso comprar dois maços de cigarros por dia’. E depois: ‘Oh meu Deus, estamos hospedados em um motel, estou dividindo um quarto com Kurt, mas não é o andar de alguém'”.
O músico acrescentou que não se sentiu mal por de repente ter dinheiro para gastar. “Eu realmente não me senti em conflito… ou qualquer culpa ou vergonha por pagar a casa da minha mãe ou por ter comprado um carro para minha mãe ou poder comprar um novo par de sapatos agora”, ele disse. “Fiquei muito feliz por finalmente poder me sustentar como músico”.
Ouça o episódio abaixo: