Durante episódio recente do podcast Song Exploder, Dave Grohl falou pela primeira vez sobre a morte de sua mãe, Virginia, em julho de 2022. O líder do Foo Fighters também explicou a música de 10 minutos The Teacher, do álbum de 2023 But Here We Are, escrita para homenageá-la.
“Eu estive com ela o tempo todo que antecedeu seu falecimento”, disse Grohl. “Todos os dias nesse período eu escrevia alguma coisa no violão, porque sentia que se não fizesse isso eu explodiria. Eu passava o dia no hospital e depois tentava traduzi-lo musicalmente – sem nenhuma intenção clara do que estava tentando alcançar. Eu estava encontrando esses acordes e progressões que refletiam o que eu sentia”.
Tendo criado duas demos separadas, Grohl então tentou juntá-las: “Essas duas ideias eram separadas para mim até que imaginei que se eu as juntasse, seria mais do que uma música de três ou quatro minutos. É algo muito maior… Eu poderia ter uma peça musical maior do que qualquer coisa que já fizemos e que eu pudesse dedicar à minha mãe”.
“Ela foi a pessoa mais importante em toda a minha vida”, o músico continuou. “Então pensei que esta deveria ser a música mais importante que já fiz”.
Dave então explicou a canção: “A primeira metade da música pretende construir um crescendo, passando pela emoção daquela experiência. A segunda metade da música é uma reflexão”.
Quanto ao final, “imaginei que a música iria desmoronar sobre si mesma, se desconstruir nessa enorme onda de ruído. Para mim, esse foi o som do fim da vida. Seus momentos finais tornam-se uma distorção de tudo que você já experimentou na vida – e então isso simplesmente desliga”.
“Mas o que percebo agora é que não”, reconheceu Grohl. “Não acredito que tudo simplesmente pare. Eu realmente acredito que isso é apenas algum tipo de transição”.
Ao lembrar sua mãe, Grohl disse: “Eu provavelmente era o único entre os meus amigos que gostava de sair com os pais… Éramos melhores amigos. Eu senti que tinha que homenageá-la com esta música. Então foi aí que se transformou em algo diferente de uma música. É a coisa mais importante que já escrevi porque a escrevi por um motivo gigantesco”.
Ouça o episódio completo abaixo: