Ao formar a icônica banda, o guitarrista Angus Young identificou o curioso termo AC/DC – a abreviatura de “corrente alternada/corrente contínua” – na etiqueta da máquina de costura de sua irmã Margaret.
“O termo ‘corrente alternada’ refere-se a uma carga elétrica que muda de direção, enquanto ‘corrente contínua’ é uma carga elétrica que flui em uma direção. Embora nenhum dos membros da banda fosse eletricista, eles descobriram que o nome era uma boa representação de sua energia eletrizante de performance”, explicou o site American Songwriter (via Loudwire).
Posteriormente, o AC/DC usou o nome com efeito explosivo, colocando-o bem na frente, nunca escondendo a simbologia ou o significado. Bem, o primeiro álbum da banda lançado em 1976 se chama High Voltage. E eles carregaram o tema com orgulho para os tempos atuais – o álbum de 2020 do AC/DC, por exemplo, se chama Power Up.
O que significa AC/DC?
Às vezes, o literal também pode ser simbólico, e esse é o caso do nome do AC/DC. Na verdade, alguns ouvintes casuais podem não saber que as abreviações para corrente alternada e contínua deram o nome ao grupo.
Já houve uma combinação mais perfeita de nome e som em todo o rock? O momento da máquina de costura deve ser um dos mais significativos da história do rock. A ideia de eletricidade alimentando amplificadores de guitarra representa a base do estilo musical carregado do AC/DC.
É difícil pensar em um nome mais adequado para o grupo que começou com os guitarristas e irmãos Angus e Malcolm em meio a uma formação inicial que ainda incluía o vocalista Dave Evans e o baterista Colin Burgess – antes do falecido Bon Scott se juntar como vocalista em 1974, e a banda começar a consolidar sua reputação na Austrália e em todo o mundo.
Hoje, o mundialmente famoso AC/DC continua a gravar, se apresentar com o cantor Brian Johnson e, seguramente, dar muitos motivos de alegrias aos seus milhares de fãs ao redor do planeta.