Chris Martin, vocalista e líder do Coldplay, bateu um papo com o pessoal da Mojo e falou, dentre tantos assuntos, sobre a polêmica com o virtuoso guitarrista Joe Satriani, que rolou no finalzinho de 2008.
Para quem não lembra, não ficou sabendo e nem era nascido, Satriani abriu um processo em um tribunal federal de Los Angeles, Estados Unidos, alegando que a música Viva La Vida, do Coldplay, era um plágio de If I Could Fly, faixa presente no álbum Is There Love in Space? – lançado em 2004.
Martin falou: “Essa situação não foi muito agradável para nós. Quatro ou cinco pessoas diferentes [incluindo Cat Stevens] já nos disseram que havíamos roubado os mesmos compassos. Todos que nos conhecem sabem que não trabalhamos dessa forma”.
Chris continuou: “O que foi particularmente perturbador nessa história toda foi o nível da animosidade. Acho esse tema difícil de processar, porque me deixa muito emocional. Tudo o que direi para encerrar o assunto é: eu não roubo a música das pessoas e jamais farei esse tipo de coisa”.
É importante esclarecer que a peleja jurídica entre Coldplay e Joe Satriani acabou sendo resolvida fora do tribunal em setembro de 2009, com um acordo entre as partes.