O peso pesado britânico, Carcass, anunciou que seu novo álbum de estúdio se chamará Torn Arteries e o lançamento está previsto para o dia 7 de agosto pela Nuclear Blast.
O guitarrista Bill Steer, em entrevista à revista australiana Heavy, explicou como surgiu o título do álbum: “Ele [Ken Owen, baterista fundador do grupo] tinha uma banda fictícia chamada Torn Arteries [quando era adolescente], e gravou tudo no quarto: guitarras, e ele realmente batucou em caixas e meio que gritou no microfone.
A coisa toda foi tão distorcida que parecia muito pesada, mesmo que você estivesse ouvindo um cara com uma guitarra espanhola e algumas caixas. Acho que Jeff [Walker, baixista e vocalista do Carcass] aprecia a conexão com o passado e o fato de ser outro clássico de Ken Owen. Essa foi a sua escolha, na verdade, e ficou”.
Bill Steer ainda comentou que o título do novo disco é uma homenagem a Ken Owen, já que o músico, infelizmente, sofreu uma hemorragia cerebral no ano de 1999, o que o impossibilita de participar ativamente do Carcass desde então.
“Não me lembro de quando isso aconteceu, mas estávamos fazendo uma conferência de imprensa em um festival, e acho que todos concordamos que, embora Ken não esteja tocando na banda, ele está estilisticamente envolvido em tudo o que fazemos, pois ele era único quando tocava bateria, sua abordagem era totalmente diferente.
Além disso, os riffs que ele inventou, eles estavam muito além. Eles foram muito divertidos de aprender. Eu ainda acho que, como guitarrista, algumas coisas eram muito pouco ortodoxas e foi um grande desafio. Essa influência continua presente no que fazemos hoje. Assim como a amizade, ainda mantemos contato regularmente, e foi ótimo ver a vida de Ken se estabilizando. Basicamente, ele tem um bom padrão de vida e é feliz”.
A entrevista com Bill Steer pode ser conferida no player abaixo: