No dia 27 de abril, o vocalista Bruce Dickinson tocou na cidade de Brasília em divulgação ao álbum The Mandrake Project. A apresentação, no entanto, contou com um episódio lamentável que foi algumas pessoas usando cigarros eletrônicos e usando spray de pimenta, o que prejudicou o andamento do espetáculo e levou o cantor a chamar a atenção de parte do público.
Em nota, a produtora MCA Concerts falou sobre o caso: “No Sábado à noite, mais de 2.000 fãs lotaram o Opera Hall em Brasília para ver Bruce Dickinson no terceiro show de sua nova turnê solo pelo Brasil. Um incidente ocorreu no final do show, em que gases nocivos foram liberados, causando graves problemas para os membros da banda no palco, para a equipe e para o público na casa de show.
Posteriormente, muitos pessoas recorreram as redes sociais para falar sobre o incidente que lhes causou dificuldades respiratórias.
Como mostram as imagens de vídeo, Bruce fez o seu melhor, com conhecimento limitado da situação, para explicar os efeitos para a multidão, mas posteriormente descobriu que vários membros da banda, incluindo ele mesmo, foram afetados pelo problema e um membro da equipe teve que ser tratado por um médico. A filmagem também mostra Bruce saindo do palco e lutando para respirar e para poder cantar.
A produção da turnê ainda estão trabalhando com as autoridades para entender todo o impacto do incidente e entender como os gases nocivos afetaram não apenas o público e a equipe, mas também a banda no palco. Felizmente, todos foram examinados pela equipe médica e estão todos bem”.
A perna brasileira da The Mandrake Project Tour ainda contará com as seguintes datas: Rio de Janeiro (30/04) no Qualistage; Ribeirão Preto (02/05) no Quinta Linda e São Paulo (04/05) na Vibra São Paulo.