Não é todo dia que um músico de rock desempenha ativamente um papel em uma missão da NASA, mas não deveria ser nenhuma surpresa que o astrofísico que se tornou o guitarrista do Queen, Brian May, tenha participado de uma missão que ajudou a trazer a maior amostra de asteroide de volta à Terra.
“Olá pessoal da NASA, fãs do espaço, aficionados por asteroides. Aqui é Brian May do Queen, como você provavelmente sabe, mas também estou imensamente orgulhoso de ser um membro da equipe OSIRIS-REx”, compartilhou May durante um vídeo que foi ao ar na NASA-TV.
A espaçonave OSIRIS-REx passou pela Terra no domingo, sete anos depois de ter sido lançada para coletar amostras do asteroide Bennu, com mais de 4,5 bilhões de anos. A missão teria coletado cerca de 250g de rochas e poeira antes que a amostra fosse devolvida à Terra para pousar no deserto de Utah.
May, que é especialista em estereoscopia (usando múltiplas imagens para completar o mapeamento 3D), usou suas habilidades para ajudar a criar imagens estereoscópicas que permitiram ao líder da missão Dante Lauretta e sua equipe localizar um local de pouso seguro de onde pudessem coletar as amostras sem qualquer dano.
Nas redes sociais, o guitarrista falou sobre o evento no domingo (24): “Um evento histórico hoje – o pouso da cápsula contendo a amostra de rochas do asteroide Bennu – no deserto de Utah! Infelizmente não estarei lá – estamos ensaiando um show em Wimbledon!!! Mas todos nós podemos compartilhar esse momento assistindo-o na NASA TV. Dedos cruzados para um pouso seguro – mas esses caras realmente não precisam de sorte – será uma manobra perfeita, assim como todas as suas aventuras coletando a amostra – aventuras das quais tive orgulho de fazer parte. Vai OSIRIS REx!!!”
As amostras provavelmente fornecerão informações sobre a formação do Sistema Solar e possivelmente sobre como a vida na Terra começou. O Departamento de Defesa confirmou que o pouso ocorreu às 8h52, horário local.
Ver essa foto no Instagram