Ame ou odeie! O fato é que o Nirvana abalou as estruturas da música pesada e trouxe uma nova dinâmica artística e visual para o mercado fonográfico. Obviamente, o trio acabou incomodando o status quo de muita gente que já estava consolidada na cena, sendo assim obrigou, de forma indireta, alguns grupos se adequarem a nova realidade.
Em 1993, durante uma longa entrevista ao jornalista alemão Edgar Klüsener, Kurt Cobain, Dave Grohl e Krist Novoselic mostraram grande satisfação em ter servido de base para que outras bandas como Mudhoney, Sebadoh e Sonic Youth chegassem a mais pessoas.
“Alguns anos atrás isso era impossível”, refletiu Cobain. “Ter a garotada exposta a esses sons é algo muito positivo”, ressaltou Novoselic. “O que aconteceu com a gente abriu muitas portas”, pontuou.
Na visão de Krist, a era pré-Nirvana era composta de “velhos dinossauros do rock, bandas de spray de cabelo fazendo a mesma coisa e imitando o Hanoi Rocks”. Neste momento da entrevista, Grohl relembrou o que um fotógrafo confidenciou ao trio.
“Fizemos uma sessão de fotos para a capa de uma revista”, disse Grohl. “E o fotógrafo nos contou que certa vez Bon Jovi apareceu com uma camisa de flanela e pediu para que se parecesse com a gente”, contou. “Bem, se Bon Jovi quer se parecer conosco, então algo está bastante errado”, acrescentou.
Kurt aproveitou o momento para ser debochado e implacável: “Isso é muito lisonjeiro, mas só prova que ele é um merda desesperado e sem talento”. Cobain finalizou afirmando que a “música do Bon Jovi é simplesmente uma merda”.
A entrevista completa está disponível no player abaixo: