O produtor canadense Bob Rock, que foi responsável por alguns dos maiores álbuns de rock e metal dos últimos 30 anos, vendeu sua parte dos direitos de 43 músicas, incluindo faixas do Black Album do Metallica, para a Hipgnosis Songs Fund.
Rock se juntou ao Metallica para o álbum autointitulado de 1991 (Black Album). O disco estreou em primeiro lugar na Billboard 200 e permaneceu nas paradas por 281 semanas. Rock comandou os álbuns subsequentes do Metallica até St. Anger, de 2003.
“A amplitude dos enormes sucessos de Bob Rock é quase impossível de igualar por qualquer criador na história da música”, disse o fundador da Hipgnosis, Merck Mercuriadis, em comunicado. “Do ‘Black Album’ mais famoso do Metallica ao ‘Christmas’ de Michael Bublé, ele produziu alguns dos maiores álbuns de todos os tempos que continuam um sucesso, ano após ano.”
“Eu coloquei meu coração e minha alma nessas gravações”, acrescentou Bob Rock. “Eu sei o quanto Merck ama música, então foi fácil negociar.”
A compra de maior valor da Hipgnosis no ano até agora envolve Neil Young, que vendeu 1.180 canções para a empresa em um negócio estimado em US$150 milhões.