Durante entrevista à revista Guitar World, o músico brasileiro, Max Cavalera (Soulfly, Cavalera Conspiracy, Killer Be Killed, ex-Sepultura) listou Bob Marley como um de seus guitarristas favoritos.
Sobre o artista jamaicano, Max comentou: “Ele foi um revolucionário com a guitarra. Ele era um mestre em composição; um artista completo em todos os sentidos. Ele poderia escrever acordes incríveis e músicas memoráveis que viverão para sempre.
Eu tive uma grande fase de Bob Marley, que durou muitos anos. Eu colecionei todas as coisas dele. Eu até fui à Jamaica três vezes e visitei seu túmulo. Trabalhei com seu artista gráfico, Neville Garrick, em três discos do Soulfly. Ele me contava todas as histórias sobre Bob.
Adoro como Bob Marley descreveu sua guitarra como uma metralhadora. É como aquela famosa frase de Woody Guthrie: ‘Esta máquina mata fascistas’. É legal como ele olhou para isso, como uma arma. Ele era um ótimo músico – talvez não em termos de solos, mas mais em termos de composição e de encontrar os acordes certos”.
A relação dos guitarristas favoritos de Max Cavalera pode ser vista neste link.
Bob Marley morreu aos 36 anos, em 11 de maio de 1981, vítima de um câncer de pele. O artista, fosse em carreira solo ou com o The Wailers, gravou mais de dez álbuns de estúdio.
Marley já vendeu mais de cinquenta milhões de discos ao redor do planeta, o que o coloca entre os cantores mais bem-sucedidos da indústria fonográfica de todos os tempos.