Em entrevista à Hayley Leggs, da Total Rock Radio, o vocalista Blaze Bayley comentou a época em que era frontman do Iron Maiden e disse que “minha voz é muito diferente da voz do Bruce [Dickinson]. Quer dizer, ele tem uma voz lendária, um marco dos vocais de heavy metal, e minha voz é muito, muito, diferente.
Eu acho que, talvez, o Iron Maiden realmente queria uma mudança, que queria uma voz diferente naquela época, para os álbuns The X Factor (1995) e Virtual XI (1998), em que eu estava. E foi o começo da era progressiva do grupo, a qual estamos familiarizados agora, com músicas mais longas, maior produção e tudo mais.
Então, eu sinto que eu estava lá em um momento importante da história da banda, embora possa não ter sido popular com todos os fãs. Ainda há muitos fãs que me odeiam.
Agora, os álbuns The X Factor e Virtual XI foram relançados em vinil e remasterizados, e as versões em vinil remasterizadas são muito mais fortes do que as versões originais em CD. É um grupo pequeno, mas ao menos uma pequena quantidade de fãs estão se interessando por mim após esses relançamentos em vinil”.
Além disso, Blaze Bayley falou sobre sua relação com Bruce Dickinson:
“Conheço Bruce há muito, muito, tempo. Antes de eu me juntar ao Iron Maiden, nós estávamos em Nova Iorque com o Wolfsbane fazendo um show, Bruce apareceu, nos pagou uma cerveja, e nós meio que mantivemos contato.
Quando eu estava no Maiden, Bruce me deu muito apoio, e depois de eu sair do Maiden, Bruce me apoiou muito na minha carreira solo. Ele realmente me apoiou no último álbum. Eu queria fazer um vídeo para a música que se chama Escape Velocity, e o refrão diz: ‘eu vou voar’. Eu pensei: ‘Sabe, seria ótimo se pudéssemos usar um simulador de voo. E quem eu conheço? Hmmm’.
Entrei em contato com Bruce e ele me deixou usar um dos simuladores de voo da empresa dele. Isso custaria uma fortuna se você tivesse que comprá-lo, e ele me deixou usar o equipamento durante o dia todo e filmar nosso vídeo para Escape Velocity. Foi incrível, fantástico e uma grande ajuda.
Sempre que estamos em um mesmo lugar, nos damos um oi. Há um momento, um olhar entre nós, acho que é uma coisa não dita que nos conecta e diz: ‘Há uma outra pessoa que sabe como é difícil ser o vocalista do Iron Maiden'”.
Blaze Bayley segue na divulgação do álbum The Redemption Of William Black lançado no dia 02 de março. O disco é a última parte da trilogia de conceito científico Infinite Entanglement.