O britânico Blaze Bayley sabe como poucos o quão complicado é se manter na cena musical. O cantor trabalhou duro para fazer o Wolfsbane atingir o patamar profissional; depois disso, ele se desdobrou para fazer jus ao título de frontman do Iron Maiden e, após demissão da banda, não vem poupando energia para entregar bons discos em sua carreira solo.
Conversando com a Rock of Ages Radio, Blaze Bayley jogou a real para quem quer vingar na indústria musical.
“A indústria musical está diferente de quando eu comecei. Quando eu comecei, você tinha que conseguir um contrato com uma gravadora. Você tinha que estar com uma empresa para fazer tudo. Agora, você pode ter o seu próprio equipamento de gravação, e nem é tão caro assim! Os estúdios são muito mais baratos.
Mas eu diria para não parar de aprender seu instrumento. Essa é a chave. Você tem que ser ótimo em seu instrumento. A próxima coisa é ter músicas que realmente signifiquem algo, mesmo que seja só para você. Tem que ter uma música que faça sentido.
Depois disso você deve aprender a se gravar bem. Assim como ser um virtuoso na guitarra, bateria ou qualquer instrumento, você precisa aprender a se gravar. Isso é possível praticando e estudando. É fundamental também aproveitar as mídias sociais”.
Blaze arrematou: “É uma pergunta horrível, mas você de fazê-la a si mesmo: Por que alguém iria querer me ouvir em vez de assistir Netflix ou jogar PlayStation? Essa é uma pergunta difícil de responder. E eu tenho que me perguntar isso o tempo todo.
E se você não consegue pensar em um motivo, é melhor inventar algo. A razão deve ser que suas músicas são muito boas ao vivo a ponto de apresentá-las na frente de cinco, cinquenta ou quinhentas pessoas, e prender a atenção de todo mundo.
Você precisa tocar o coração das pessoas. Além do mais, você precisa estar preparado para se sacrificar, trabalhar duro e de forma inteligente”.
Veja a fala completa de Blaze Bayley aqui:
Blaze Bayley fará turnê em celebração aos 25 anos de Silicon Messiah, seu debute solo. A tour, que começará em abril, contará com a execução do disco na íntegra, sons de seu mais novo disco, Circle Of Stone, e canções da Donzela de Ferro.
É tão dificil que 90% desiste.