Black Sabbath: Tony Iommi explica em que circunstância compôs o hit Paranoid

Paranoid é um hino do heavy metal! É um fato indiscutível, além disso, já provou sua imponência ao resistir ao implacável teste do tempo. A canção sob o ponto de vista técnico é simples, mas a sua grandeza criativa é infinita.

Pasmem! O hit foi, pois, composto de última hora pelo riff master Tony Iommi para cobrir o tempo que estava sobrando no segundo bolachão do Sabbath.

Iommi concedeu uma entrevista ao programa Loose Ends, da BBC, e explicou em que circunstância compôs o hit Paranoid.

Tony disse: “Eu me lembro do processo de composição desta música, com certeza. Estávamos no estúdio gravando o álbum Paranoid, e o produtor me disse, enquanto os outros saíram para comer alguma coisa, que precisava de outra música, pois nós não tínhamos sons suficientes para o álbum.

Eu nunca escrevi uma música de três minutos. O Sabbath sempre escreveu músicas com cinco ou seis minutos de duração. Então eu tive essa ideia e esperei até que os outros voltassem do pub. Aí, eu mostrei a ideia para eles e a finalizamos ali mesmo, naquela hora”.

A música foi um dos single do segundo disco de estúdio do Sabbath, tendo chegado ao mercado no dia 7 de agosto de 1970.

Com ajuda da canção, o grupo emplacou seu nome nas paradas de sucesso e abriu caminho para desbravar a concorrida indústria musical norte-americana

Curta o clássico Paranoid no tocador a seguir:

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)